Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 23 de Fevereiro de 2021 às 11:35
Por: Bruna Barbosa e Lislaine dos Anjos/Mídia News

    Imprimir


Arquivo/MidiaNews
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), que deverá ser o vice-presidente
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), que deverá ser o vice-presidente

Líder da base governista na Assembleia e provável novo vice-presidente da Casa, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) afirmou que não vê conflito entre as funções. Dilmar ressaltou que, em conversas prévias com colegas parlamentares, não encontrou oposição em continuar na liderança do Governo e fazer parte da Mesa Diretora.

O atual presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), que foi reconduzido ao cargo na última eleição, teve posse anulada pelo Supremo Tribunal Federal.

A decisão, do ministro Alexandre de Moraes, também determinou o afastamento dos membros da Mesa que já ocupavam o mesmo cargo nos biênios 2017/2018 e 2019/2020.

Vejo que a função principal do Parlamento é o presidente e o primeiro-secretário. Os demais têm uma liberdade para participar de comissões na Casa

O novo presidente, vice-presidente e secretários devem ser definidos hoje (23), às 19h, em nova eleição. A chapa deve ser oficializada às 17h.

Dilmar, que não fez parte da Mesa atual ou da passada, contou que esteve ontem (22) em agenda com o governador Mauro Mendes e, na conversa, ambos chegaram a abordar os novos rumos da diretoria da Casa.

O parlamentar explicou que, assim como a atual vice-presidente, deputada estadual Janaina Riva (MDB) tem funções em outras comissões da Assembleia, ele também poderia assumir o cargo.

"Conversei com o governador, e normal, minha função está como líder. Agora, se definir nova Mesa, acho que teremos que conversar de novo para ver como vão ser os trâmites aqui dentro. Vejo que a função principal do Parlamento é o presidente e o primeiro-secretário. Os demais têm uma liberdade para participar de comissões na Casa. A vice-presidente Janaina Riva mesmo participa de várias comissões. Então, você tem função além da responsabilidade da Mesa. Se caso for assim definido [de assumir a vice-presidência], poderia ser líder do Governo da mesma maneira".

Dal Bosco é do mesmo partido de Botelho e lamentou a decisão do STF, mas reforçou a importância da determinação ser cumprida. Ele afirmou que, qualquer que seja a nova configuração da Mesa Diretora, o diálogo deve ser a premissa básica entre as lideranças.

Para ele, o novo presidente deve manter as portas abertas para tratativas com os parlamentares. Essa, de acordo com ele, foi a única "exigência" feita a Botelho.

Por enquanto não há confirmações sobre novas chapas para o processo eleitoral. Para Dilmar, a eleição deve acontecer com chapa única.

Membro da Mesa Diretora intubado

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) fazia parte da composição da Mesa Diretora anulada pelo STF como terceiro secretário. Porém, o parlamentar está intubado e internado em um hospital de São Paulo para tratar um quadro grave de Covid.

A situação do parlamentar foi questionada por Dilmar, que afirmou ter interesse na permanência de Barranco na Mesa, mesmo que, na política, estejam de lados opostos.

Como está internado, o petista não conseguiria comparecer presencialmente na Assembleia para assinar os documentos referentes à eleição. Dal Bosco explicou que a situação está sendo analisada para que a Mesa Diretora não seja afetada por nova decisão judicial.

"Gostaria da permanência do deputado Valdir Barranco na Mesa Diretora. Isso está sendo conversado entre os parlamentares, porque vai ter ausência da assinatura dele. Vamos ver como os colegas deputados se comportam, até para não criar um imbróglio jurídico".

Apenas o quarto secretário ainda não foi definido. O grupo está entre os deputados Dr. Gimenez (PV) e Xuxu Dal Molim (PSC).

Veja nomes da chapa de consenso:

Presidente - Max Russi (PSB)

Vice-presidente - Dilmar Dal' Bosco (DEM)

2º vice-presidente - Wilson Santos (PSDB)

1º Secretário - Eduardo Botelho (DEM)

2º secretário - Janaina Riva (MDB)

3º secretário - Delegado Claudinei (PSL)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/440741/visualizar/