Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 25 de Fevereiro de 2021 às 17:20
Por: Por G1 MT

    Imprimir


'Viola de cocho' criada por músico mato-grossense — Foto: Divulgação
'Viola de cocho' criada por músico mato-grossense — Foto: Divulgação

O músico Billy Espíndola criou a 'guitarra de cocho', com dois braços, feita em um corpo maciço de sucupira e pau-ferro, como forma de unir o amor pela música e a cultura cuiabana. A crianção foi inspirada no instrumento tradicional de Cuiabá, a viola de cocho.

O instrumento foi apresentado ao público por meio das redes sociais, onde ele explicou que o primeiro braço mantém a proposta da primeira guitarra de cocho, criada também por ele em 2014, com escala destemperada (sem trastes), assemelhando-se a instrumentos como violino e violoncelo.

No segundo braço, Billy manteve a escala temperada e conseguiu reproduzir o som de uma guitarra elétrica.

Segundo ele, com o instrumento, é possível tocar country, blues, jazz, funk, neo soul ou qualquer outro gênero musical.

“Ficou mais fácil inserir o símbolo da nossa cultura em linguagens universais", declarou.

O músico explicou que, além do desenho diferenciado do novo projeto, ele escolheu madeiras resistentes. Apesar da ideia ser antiga, o processo de construção durou cerca de três meses.

“A primeira invenção foi feita a partir de madeira ximbuva e mangueira, além de levar um tampo, assim como a viola de cocho. A segunda tem traste em um corpo maciço de sucupira e pau-ferro", explicou.

Billy Espíndola criou a 'guitarra de cocho' — Foto: Divulgação

Billy Espíndola criou a 'guitarra de cocho' — Foto: Divulgação

Luthieria

O artista trabalha como uthier - quem constrói e conserta instrumentos - há dez anos. Segundo ele, o projeto não foi um segredo. Para concretizá-lo contou com os melhores profissionais de luthieria de Mato Grosso, trocou informações, fez testes e, por fim, apresentou o resultado final.

Para ele, o apoio dessas pessoas, marcas e empresas regionais fizeram toda diferença, pois é um projeto que além de tempo e muita pesquisa, precisou de investimento financeiro.

Vendas

A venda de suas criações antes não eram o foco, mas algumas reproduções da primeira guitarra de cocho foram vendidas e chegaram a atravessar continentes ao alcançar países como a Alemanha.

"Com um curta-metragem que ganhou prêmio em Portugal apresentando a história do surgimento da guitarra de cocho, a abertura pra este mercado ficou maior na Europa", ressaltou.

Alguns desses instrumentos também estão com músicos como Zeca Baleiro, Lenine e Flávio Venturine. Já com a guitarra de dois braços, mesmo que com pouco tempo lançada, já tem duas encomendas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/440836/visualizar/