Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 23 de Março de 2021 às 10:31
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Hospitais de MT já alertaram ao Governo que há risco de desabastecimento de oxigênio
Hospitais de MT já alertaram ao Governo que há risco de desabastecimento de oxigênio

O consumo de oxigênio líquido está 250% maior que a média normal neste momento, em Mato Grosso.

A alta demanda se deve ao aumento expressivo dos casos graves da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

No Estado, distribuidores privados notificaram o governador Mauro Mendes (DEM) para que adote com urgência medidas para abastecer os hospitais da região Norte com oxigênio, para evitar um colapso.

Mas, o Governo de Mato Grosso afirmou que o abastecimento na rede estadual está garantido.

Por meio de nota, o Estado afirmou que tomou todas as providências necessárias para garantir o contínuo fornecimento de oxigênio nos hospitais de sua responsabilidade, como são os casos da Santa Casa, em Cuiabá, e o Metropolitano, em Várzea Grande.

Entre as medidas adotadas, estão os aditivos contratuais, aumento de reservatórios e diálogo com fornecedor sobre logística.

“Nos últimos três dias, dois distribuidores privados de oxigênio, que atendem à aproximadamente 50 municípios, alertaram para a dificuldade de logística, pois o abastecimento das cargas era realizado na cidade de Cubatão, em São Paulo, e foi transferido para o Rio de Janeiro. O fato está causando um tempo maior de transporte e, com isso, risco de desabastecimento. Neste momento não existem veículos disponíveis no país para ampliação da frota”, informou.

O Estado ressalta ainda que já acionou o Ministério da Saúde, que coordena a logística de fornecimento de oxigênio no país, para ajudar a restabelecer as condições e garantir o abastecimento nestas cidades.

Segundo os dois distribuidores, se for resolvida a logística do local de embarque, o problema estará solucionado.

“A falta ou os baixos níveis de estoque de medicamentos para UTI é uma realidade em todo o país”, disse.

Segundo a nota, a Secretaria de Estado de Saúde já realizou compra antecipada destes medicamentos em 2020 e não existe, até o momento, risco de desabastecimento para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) sob sua responsabilidade.

“O Governo também monitora as UTIs privadas e dos hospitais municipais para ajudar a evitar o desabastecimento”, garantiu.

“O Ministério da Saúde também é quem coordena, neste momento, todas as ações para tentar garantir o fornecimento desses medicamentos no país”, acrescentou.

RECORDES - A pandemia de Covid-19 continua sem controle e avançando em todo o Mato Grosso.

O Estado bateu os recordes de mortes e casos pela doença.

Nas últimas 24 horas, a Secretaria de Saúde registrou 125 mortes causadas pela doença no Estado.

Nesse mesmo espaço de tempo, foram notificadas 3.130 novas confirmações de casos de coronavírus.

Até agora, a doença já matou 6.938 óbitos, desde o começo da pandemia, em março de 2020.

A taxa de ocupação está em 98,84% para UTIs adulto e em 63% para enfermarias adulto.

A Secretaria de Saúde notificou, até a tarde de segunda-feira (22), 289.823 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (62.524), Rondonópolis (22.384), Várzea Grande (18.316), Sinop (14.537), Sorriso (11.178), Tangará da Serra (10.645), Lucas do Rio Verde (10.008), Primavera do Leste (8.578), Cáceres (6.340) e Nova Mutum (5.583).

UPAS E POLICLÍNICAS – Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu, no último fim de semana, as internações nas policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, Pedra 90 e no Planalto, bem como nas Unidade de Pronto-Atendimento (UPAs) dos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos.

A medida foi tomar após essas unidades terem atingido a sua capacidade máxima de lotação.

No entanto, em todas essas unidades, o atendimento está sendo priorizado para casos de urgência e emergência.

Já os testes rápidos (PCR Swab) para a Covid-19, com pedido médico, bem como os exames de raio-x, também por pedido médico, continuam sendo realizados nestas unidades.

A Prefeitura de Cuiabá informou que trabalha para remanejar os pacientes que necessitarem de leitos de UTI e Enfermarias para os hospitais referências à Covid-19 (antigo Pronto-Socorro e São Benedito) e ressalta que não tem medido esforços em prol de proteger e salvar vidas.

O prefeito Emanuel Pinheiro deve anunciar, nesta terça-feira (23), novas medidas de combate à doença.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/441456/visualizar/