Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 25 de Março de 2021 às 16:29
Por: Cida Rodrigues | Secel-MT

    Imprimir


A artista Nina Satie (SP) integra a programação do Brava Festival - Foto por: Divulgação

A artista Nina Satie (SP) integra a programação do Brava Festival

A | A

Brava, o primeiro festival de artes visuais de mulheres negras de Mato Grosso começa neste fim de semana com uma programação que traz encontros, oficinas, consultorias, performances virtuais e a exposição presencial. O festival reúne mulheres negras que produzem artes visuais, como tatuadoras, ceramistas, ilustradoras, designers, artesãs, pintoras e grafiteiras.

De acordo com a idealizadora e curadora do festival, Hiasmyn Lorraynne, a participação das mulheres negras na arte é histórica e expressiva, mas o reconhecimento e as oportunidades de atuação no mercado ainda são grandes desafios.

“Queremos evidenciar o trabalho das mulheres negras, colocando-as em lugar de destaque e dar voz ao conhecimento e à experiência dessas artistas. Queremos também criar um espaço de troca e reflexão sobre as possibilidades de atuação no mercado artístico”, destaca Hiasmyn.

Nos dias 26, 27 e 28 de março iniciam os encontros virtuais, contemplando debates sobre possibilidades de atuação no mercado das artes, pautas sociais no processo criativo, estilo estético e redes colaborativas. A programação virtual prossegue nas semanas seguintes com oficinas, consultorias e performances com artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Mato Grosso.

Já a exposição presencial estará aberta para visitação no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), de 12 a 30 de abril. Serão expostas mais de 40 obras de 10 artistas negras que compõem o Brava Festival. Além da visita presencial, escolas e outras instituições públicas e privadas poderão agendar visitas virtuais por videoconferência guiadas com uma arte-educadora da exposição.

Para Hiasmyn Lorraynne, existem inúmeras mulheres com grande criatividade e habilidade para produzir arte e viver dela e o festival é uma oportunidade de crescimento que pode ser o ponto propulsor de uma profunda mudança em muitas artistas.

“O status quo é mantido pela falta de condições políticas, sociais e culturais. Existe mercado, existem possibilidades e com certeza existem talentos, mas é necessária disposição e um olhar assertivo e responsável para a reunião desses elementos”, afirma.

Em busca de reunir tais elementos e dar visibilidade à arte das mulheres negras, o projeto foi um dos selecionados no edital Circuito de Mostras e Festivais promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos federais da Lei Aldir Blanc. E conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Lazer de Cuiabá, que recebe a exposição presencial no MISC.

Artistas participantes

Artistas regionais, como a ceramista Rosa Argilosa, a artista visual Paty Wolff e a ilustradora, tatuadora e empresária Hiasmyn Lorraynne, integram a programação do Brava Festival. Por meio de convocatória pública foram ainda selecionadas a artesã e ilustradora Elaine Fogaça, a ilustradora Lia Amazonas e as moradoras do Quilombo de Mata Cavalo, a artesã Maria Auxiliadora e a fotógrafa Carina Valéria.

O Festival conta também com a participação da educadora cuiabana Dríade Aguiar, que é uma das criadoras e editoras da Mídia NINJA, gestora de comunicação do coletivo Fora do Eixo e integrante do Encontro Latino-Americano de Mulheres (ELLA).

Trazendo experiências de outros estados, programação do Brava Festival terá a participação da tatuadora e ilustradora piauiense Luna Bastos, da ilustradora carioca Angélica “Limão” Soares, e da artista visual, ilustradora e designer paulista Nina Satie.

Segundo o produtor cultural do projeto, Matheus de Lucas, a curadoria procurou incluir artistas negras jovens, buscando reunir mulheres estreantes com mulheres experientes.

“O festival não busca exatamente apresentar um panorama da diversidade artística negra. Tão pouco se trata de uma seleção com as personalidades negras mais influentes do cenário regional e nacional. Queremos apresentar para as adolescentes negras, que desenham no caderno agora, que elas podem ser artistas protagonistas em um futuro muito próximo”, conclui Matheus.

Serviço

Brava - Festival de artes visuais de mulheres negras

Encontros virtuais: 26 a 28 de março

Oficinas online: 03 e 04 de abril

Consultorias online: 05 a 10 de abril

Live show: 12 de abril

Exposição presencial: 12 a 30 de abril

Programação completa e inscrições: AQUI ou no anexo

Mais informações: www.instagram.com/bravafestival

--




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/441559/visualizar/