Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 31 de Março de 2021 às 04:07
Por: Stephanie Nebehay e John Miller/Terra

    Imprimir


Dados foram omitidos de investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) que viajaram à China para pesquisar a origem da epidemia de coronavírus, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta terça-feira.

Os Estados Unidos, a União Europeia e outros países ocidentais imediatamente pediram à China que conceda "acesso total" a dados sobre o surto original do final de 2019 a especialistas independentes.

Em seu relatório final, escrito conjuntamente com cientistas chineses, uma equipe liderada pela OMS que passou quatro semanas dentro e nos arredores de Wuhan em janeiro e fevereiro disse que o vírus provavelmente foi transmitido de morcegos a humanos através de outro animal e que um vazamento de laboratório é "extremamente improvável" como causa.

Um dos investigadores já disse que a China se recusou a dar dados brutos de casos iniciais de covid-19 à equipe liderada pela OMS, possivelmente complicando os esforços para entender como a pandemia global começou.

"Em minhas conversas com a equipe, eles expressaram as dificuldades que encontraram para acessar dados brutos", disse Tedros. "Acredito que estudos colaborativos futuros incluirão um compartilhamento de dados mais adequado e abrangente."

A incapacidade da missão da OMS de concluir onde ou como o vírus começou a se disseminar em pessoas manterá as tensões causadas pela dúvida sobre como a pandemia teve início e se a China ajuda os esforços para descobri-lo ou, como os EUA alegam, os atrapalham.

"O estudo especializado internacional sobre a fonte do vírus SARS-CoV-2 foi atrasado consideravelmente e careceu de acesso a dados e amostras completos e originais", disseram Austrália, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Israel, Japão, Letônia, Lituânia, Noruega, Coreia, Eslovênia, Reino Unido, EUA e UE em um comunicado conjunto.

"Não acredito que esta avaliação foi abrangente o suficiente", disse Tedros. "Dados e estudos adicionais serão necessários para se chegar a conclusões mais robustas."





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/441698/visualizar/