Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Abril de 2021 às 10:14
Por: Débora Siqueira | Assessoria/ Sesp

    Imprimir


A previsão é imunizar todo o efetivo das forças de segurança estadual e federal até nesta sexta-feira por sistema drive thru no estádio Luthero Lopes - Foto por: Diego Utida/Gcom Rondonópolis

A previsão é imunizar todo o efetivo das forças de segurança estadual e federal até nesta sexta-feira por sistema drive thru no estádio Luthero Lopes

A | A

Municípios do interior deram início à vacinação dos servidores da Segurança Pública, por serem servidores de trabalho essencial e que estão na linha de frente. Nesta quinta-feira (08.04), a Secretaria Municipal de Saúde de Colniza (1025 km a Noroeste) imunizou 7 policiais civis, 5 do universo de 15 policiais, 10 policiais penais. Dois deles que atuam na Cadeia Pública do município não foram imunizados porque não residem na cidade.

O diretor da Cadeia Pública de Colniza, Heitor Nogueira da Silva Neto, disse que ficou aliviado com a vacinação contra a Covid-19. “É uma grande satisfação vacinar o efetivo que já está há mais de um ano à frente dessa pandemia e isso vem tranqüilizar nossos servidores. Agradeço ao governador do Estado e também ao secretário municipal de saúde Jovelino Alves de Almeida por articular com agilidade para que todos os profissionais da Segurança Pública fossem imunizados”.

Em Nova Xavantina (651 km a Leste), iniciou a imunização no dia 7 de abril, bem como Rondonópolis (215 km ao Sul) que também começou a vacinar o efetivo da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) na mesma data. A previsão é imunizar todo o efetivo das forças de segurança estadual e federal até nesta sexta-feira (09.04) por sistema drive thru no estádio Luthero Lopes.

O secretário municipal de Saúde de Rondonópolis, Vinicius Amoroso, explicou que o município usou as doses próprias da margem de segurança para aplicar nos servidores da Segurança Pública, pois confia na reposição dos estoques pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), tanto que as doses chegaram na quinta-feira (08), um dia depois.

“Quero parabenizar o secretário de Segurança Pública pelo trabalho realizado nesta área em nosso município. Eu não tenho palavras para agradecer o trabalho feito especialmente pela Polícia Militar e a Polícia Civil que são grandes parceiros, nos ajudam no transporte e na distribuição das vacinas”.

Vacinação em Colniza
Créditos: Assessoria

Antes de todas as demais cidades do Estado, Sorriso começou a vacinar no dia 3 de abril os profissionais da Segurança Pública. Após a Nota Técnica 297/2021, emitida pelo Ministério da Saúde, autorizando a vacinação dos profissionais do setor, logo foi organizada a vacinação.

“Desde o início entendíamos que bombeiros, policiais e agentes de trânsito deveriam ser imunizados. Sabemos que eles atuam diretamente no atendimento à pacientes, entram em hospitais, atuam no combate às festas clandestinas, mas dependíamos da autorização do Governo Federal”, explica o secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luís Fábio Marchioro.

Em Sinop também foi dado início à vacinação e a expectativa é imunizar 615 profissionais da força de segurança e salvamento, bem como forças armadas do município contra a Covid-19.

No sábado (10.04), serão vacinados inicialmente 182 servidores da Segurança Pública em Várzea Grande, na Univag, das 13h às 15 horas. A partir de segunda-feira a previsão é o início em Primavera do Leste, Comodoro e Água Boa.

Do inicío da pandemia até o dia 7 de abril, 40 servidores entre policiais militares, civis, penais e bombeiros morreram pela Covid-19 em Mato Grosso. São quase 3 mil casos confirmados acumulados no período.

Cuiabá

Apesar de ter aberto o cadastro no site da Prefeitura de Cuiabá para que os 1.601 policiais agendassem o horário da vacinação na quinta-feira (08) e sexta-feira (09), o município alegou desconhecimento e atribuiu ao Estado a responsabilidade que é da prefeitura. Quem vacina e recebe recursos da União para insumos e acondicionamento das vacinas no local de vacinação. O Estado recebe as doses e as distribui para as 141 cidades.

Vacinação em Cuiabá
Créditos: Christiano Antonucci/Secom-MT

Cabe também ao município inserir no sistema de Imunização do Governo Federal, o nome da pessoa imunizada, o cartão SUS, lote da vacina se é 1ª ou 2ª dose. Nem mesmo a servidora que iria fazer isso compareceu no Senai da 15 de novembro, onde se daria a vacinação dos profissionais da Segurança Pública, para evitar aglomerar no Centro de Eventos do Pantanal, único ponto de vacinação na capital.

A expectativa é de que nesta sexta-feira (09.04), a partir das 9 horas, todos os servidores agendados sejam vacinados. Os mesmos horários de agendamento devem ser observados.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/441987/visualizar/