Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 13 de Abril de 2021 às 06:39
Por: Jacques Gosch/RD News

    Imprimir


Mayke Toscano/Secom-MT
Chefe da Casa Civil Mauro Carvalho diz  que todas ações do Governo foram transparentes
Chefe da Casa Civil Mauro Carvalho diz que todas ações do Governo foram transparentes

Ochefe da Casa Civil Mauro Carvalho garante que o Governo de Mato Grosso que a CPI da Covid, que inicialmente investigaria ações e omissões da Presidência da República, seja ampliada para investigar governos estaduais e municipais. Segundo ele, o Executivo está pronto para entregar a documentação para quem for de direito e o Portal Transparência apresenta todos os gastos da pandemia.

A CPI da Covid deve ser instalada nesta semana após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que determinou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), cumpra o regimento interno e instaure a Comissão que contou com 31 assinaturas. Já o senador Eduardo Girão (Podemos-ES) conseguiu 34 assinaturas, entre elas do senador por Mato Grosso Carlos Fávaro (PSD), para ampliar a investigação aos estados e municípios.

“A prestação de contas em relação aos recursos que vieram para o combate à pandemia estão sendo controlada diariamente. A qualquer momento podem ser apresentados para os órgãos de fiscalização. Tão falando até de uma CPI em Brasília. Não tem problema nenhum. Tudo o que o governo de Mato Grosso fez até agora foi da melhor forma possível, transparente”, disse Mauro Carvalho em entrevista à Rádio Vila Real FM, nesta segunda (12).

Mauro Carvalho lembrou que Mato Grosso conseguiu comprar os testes rápidos mais baratos entre os estados brasileiros, assim com respiradores, medicamentos e insumos. Por isso, assegura que o Governo do Estado não teme nenhum tipo de investigação.

“Em relação a isso estamos plenamente tranquilos e abertos, pois há transparência total em relação a todos os recursos que vieram. (...) “Estamos prontos pra entregar essa documentação a quem for de direito. Até porque o Portal Transparência tem todos os gastos da pandemia”, completou.

A prestação de contas em relação aos recursos que vieram para o combate à pandemia estão sendo controlada diariamente. A qualquer momento podem ser apresentados para os órgãos de fiscalização

Secretário Mauro Carvalho

Antes de se cogitar CPIm deputado federal José Medeiros (Podemos, vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, já cobrava a prestação de contas do governador Mauro Mendes (DEM) sobre os recursos federais distribuídos em 2020. Nas redes sociais, o parlamentar propaga a informação falsa que Mato Grosso teria recebido mais de R$ 15 bilhões da União para combater a Covid-19. Porém, o Estado informe ter recebido somente de R$ 4 bilhões para essa finalidade

Incomodo a Bolsonaro

A CPI que resultou na decisão do STF está incomodando o presidente da República Jair Bolsonaro. Na semana passada, Bolsonaro começou a atacar ministros do Supremo, afirmando que o Senado deveria instalar processos de impeachment contra alguns membros da Corte.

E nesse final de semana, a polêmica sobre a CPI da Covid foi alimentada pela divulgação do de Bolsonaro para o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) em que io presidente da República pede para mudar o foco da CPI, ampliando a investigação para governadores e prefeitos. Além disso, Bolsonaro afirma que “sairia no soco” com o senador Randolfe (Rede-AP), autor do pedido no STF para que a presidência do Senado instalasse a CPI.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442070/visualizar/