Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Abril de 2021 às 16:56
Por: Rayane Priscila Gazola/Da Assessoria

    Imprimir


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e o Ministério da Economia uniram esforços e criaram o programa Emprega Mais, que visa requalificar profissionais empregados nas indústrias e qualificar pessoas desempregadas, a fim de que possam ingressar no mercado de trabalho.

Em Mato Grosso, participaram neste primeiro ciclo de ofertas as unidades do Senai Cuiabá, Distrito Industrial, Várzea Grande e Rondonópolis.


O programa tem sua estratégia dividida em dois tipos de voucher. O primeiro conta com cursos de qualificação profissional para pessoas desempregadas que desejam ingressar no segmento industrial. Para isso, serão ofertados vouchers chamados de ‘Novo Emprego’ para indústrias participantes do programa que poderão beneficiar pessoas desempregadas gratuitamente. Para os meses de abril e maio serão ofertados os cursos de Operador de Computador e Assistente Administrativo. Trata-se de grande oportunidade para que as empresas possam convergir suas demandas de contratação com a necessidade de formação profissional de futuros talentos.


O segundo voucher é destinado ao aperfeiçoamento profissional de trabalhadores que já estão empregados, que serão beneficiados por meio do voucher ‘Requalifica’. As empresas industriais poderão indicar seus trabalhadores para capacitações com foco no incremento de produtividade em diversas áreas. Para os meses de abril e maio serão ofertados os cursos em Gestão de Suprimentos, Gestão da Manutenção, Comandos Elétricos, Climatização e Refrigeração Industrial.

Em Cuiabá, 30 alunos iniciarão o curso Gestão de Suprimentos, nesta quarta-feira, 14 de abril. O curso terá carga horária total de 120 horas. Nesta primeira fase do programa piloto, o Senai MT irá qualificar trabalhadores para as indústrias Pão e Arte, Brita Guia, Videplast, Mika e Guaporé Vidros.

Como funciona o programa


1. O que o programa oferece? Vagas gratuitas em cursos do Senai, tanto para empregados quanto para desempregados. A ideia é que as indústrias possam aprimorar as competências técnicas e socioemocionais de seus atuais colaboradores, além de preparar mão de obra qualificada para suprir as suas necessidades.

2. Como funciona? A empresa acessa Mundo Senai e se cadastra no Programa Emprega Mais. Cada indústria tem direito a uma quantidade de vagas que varia de acordo com o porte da empresa. Com a quantidade de vagas em mãos, ela oferece as oportunidades de acordo com a disponibilidade do Senai. Ao escolher o curso, a empresa indica se a vaga vai para um funcionário ou para uma pessoa desempregada.

3. E o trabalhador ou desempregado, o que deve fazer? Se a pessoa estiver trabalhando, deve verificar diretamente na empresa que trabalha as oportunidades de qualificação. Mas, se está desempregado, acesse Mundo Senai para saber mais.


Saiba mais sobre o programa Emprega Mais.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442133/visualizar/