Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 17 de Abril de 2021 às 11:48
Por: Cafeína Conteúdo/Da Assessoria

    Imprimir


A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) participou na manhã desta sexta-feira (16.04) da apresentação do estudo técnico para revitalização do Mercado Municipal e requalificação urbana nas regiões das praças Alencastro e Ipiranga, centro histórico da Capital, a convite do prefeito Emanuel Pinheiro. O estudo foi apresentado na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Estiveram presentes no evento, representando a ACC, o vice-presidente da entidade, Edson Luiz Ribeiro da Silva e o diretor Roque Edu Alves.

O estudo técnico, jurídico, econômico e financeiro que apresenta a possibilidade da criação de uma parceria público-privada (PPP) para realização das obras foi elaborado pela Promulti Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente, habilitada em Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto pela Prefeitura de Cuiabá em dezembro de 2019. A previsão é de que até o fim de setembro as obras sejam iniciadas e a entrega seja realizada no segundo semestre de 2023.

De acordo com o estudo, o projeto para o novo Mercado Miguel Sutil, conhecido como Mercado Municipal, prevê a implantação de estacionamento automatizado valet. Com 586 vagas para carros e 20 para motos, o estacionamento ficará no 4º pavimento e contará com sensores para identificação do status da vaga e software de compra recarga de créditos. Ao todo, o Mercado Municipal terá quatro pavimentos, divididos por setores para um melhor ordenamento dos ambientes.

Já na região central de Cuiabá, o projeto também prevê 3 mil vagas de estacionamento em potencial para serem exploradas pela concessionária responsável pela construção, além de outras melhorias.

O vice-presidente da Associação Comercial de Cuiabá, Edson Luiz Ribeiro da Silva, gostou bastante da apresentação do projeto. Ele, inclusive, foi citado pelo prefeito Emanuel Pinheiro por apontar, no início do primeiro mandato do gestor, a opção das PPPs na idealização de projetos.

“Para mim é uma alegria e satisfação poder ver dois projetos em um só: primeiro a revitalização do Centro Histórico de Cuiabá, uma reivindicação antiga da nossa Associação Comercial e, segundo, a abertura do Poder Municipal para o capital privado, isso faz parte de uma administração moderna, que tanto nós da Associação pregamos”, declarou.

Segundo ele, a acolhida da Prefeitura em aceitar investimentos privados é de extrema importância, pois vai ao encontro das demandas da sociedade e pode vir a se tornar um exemplo a ser seguido por outras administrações municipais.

“Esse movimento da Prefeitura é um marco, nós já estivemos conversando com o prefeito há 5 anos atrás, chamando a atenção dele para o investimento privado no Poder Público e agora, ele teve essa visão”, frisou o vice-presidente da ACC. “Fiquei muito impressionado com o nível de organização dos estudos e tive uma boa impressão. Agora é aguardar os trâmites burocráticos e consulta pública, para depois opinarmos como entidade para a Prefeitura poder realizar uma excelente contratação", concluiu.

Para o diretor Roque Edu Alves, o projeto deve beneficiar o comércio de Cuiabá em todos os segmentos, incluindo o turístico e o de bares e restaurantes. "Eu torço para que os estudos saiam do papel. O projeto é esplendoroso para o comércio em geral, para o turismo e irá atrair muito mais pessoas para o centro de Cuiabá. Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa do estudo e para que o projeto seja executado até o fim”, ressaltou.

O estudo será submetido a avaliação do Comitê Gestor do Programa PPP/Cuiabá, presidido pelo prefeito Emanuel Pinheiro e formado por profissionais das Secretarias de Gestão e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, além da Procuradoria Geral do Município (PGM).

O evento também contou com a presença do vice-prefeito José Roberto Stopa, do secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, dos deputados estaduais Paulo Araújo e Eduardo Botelho, do vereador por Cuiabá Mario Nadaf e dos vereadores dos municípios de Tapurah, Porto dos Gaúchos e Itanhanga. Além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação do Comércio (Fecomércio), Associação Comercial de Cuiabá e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). (Com informações Prefeitura de Cuiabá)v





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442218/visualizar/