Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 21 de Junho de 2021 às 14:19
Por: Cida Rodrigues | Secel-MT

    Imprimir


Salão Jovem Arte 2016

A | A

Tradicional evento de estímulo e reconhecimento de artistas plásticos e visuais mato-grossenses, o Salão Jovem Arte está de volta. Após finalizar as etapas do edital de chamamento público, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) contratou o Instituto Kurâdomôdo para gestão e produção da 26ª edição da exposição.

A instituição é uma organização da sociedade civil (OSC) com 17 anos de existência e vai gerir e produzir o 26º Salão Jovem Arte, juntamente com o Centro Audiovisual Luiz Marchetti (CALM). O arquiteto Jeff Keese faz parte da equipe e é o responsável pela coordenação de montagem e expografia do evento, que nesse ano será realizado em três locais diferentes.

O processo seletivo teve início em 2020 e, devido à pandemia, foi encerrado no início de 2021 com o pagamento da instituição contratada. O investimento do Estado é de R$ 350 mil.

“Estamos animados em contribuir mais uma vez com a arte mato-grossense. O Salão Jovem Arte integra um conjunto de ações da Secretaria e merece ser retomado. Acreditamos que vai ser um sucesso, em todos os aspectos. A equipe da organização selecionada está alinhadíssima para fazer uma das melhores edições”, destaca o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

Para garantir a natureza e a qualidade da nova edição, a Secel definiu valores das premiações principal e por categoria, e demais procedimentos obrigatórios, como curadoria, ajuda de custo para deslocamento das obras selecionadas, registro e homenagem in memorian. Também está prevista a criação de uma comissão de monitoramento e avaliação do evento cultural.

Realizado pela última vez em 2016, o Salão Jovem Arte tem como objetivo reunir, em mostra coletiva, obras de artistas amadores e profissionais e conceder prêmios aos conjuntos de obras dos participantes. O evento também ajuda a disseminar a arte e incentivar a criação de públicos, além de consolidar, estimular e divulgar talentos.

As edições anteriores foram importantes para divulgar nomes até hoje conceituados nas artes plásticas regionais e nacionais como Adir Sodré, Gervane de Paula, Benedito Nunes, Nilson Pimenta, Jonas Barros, Vitória Basaia, Regina Pena, Marcelo Velasco, Adão Domiciano, Carlos Lopes, Marcio Aurélio, dentre outros.

O 26º Salão Jovem Arte irá contemplar artistas de diferentes linguagens, premiando nas categorias naif, contemporânea, escultura, fotografia, arte digital, grafite, xilogravura, aquarela/quadrinhos, instalação/performance. A publicação do edital e início das inscrições estão programadas para o próximo dia 1º de julho. Mais informações em breve.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/444043/visualizar/