Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 22 de Julho de 2021 às 18:52
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Um incêndio florestal atingiu a Terra Indígena Baía dos Guató, na região do Pantanal em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, nesta quinta-feira (22). Essa é a segunda vez, neste mês, que o fogo destrói a vegetação da região.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Poconé e membro dos Guardiões do Pantanal, os moradores da região estão preocupados com a situação, pois não há equipes trabalhando no controle das chamas no local.

No primeiro incêndio registrado na região, no dia 5 deste mês, os bombeiros informaram que devido à impossibilidade de acessar o local por terra, a equipe realizou sobrevoos e constatou que o fogo havia se alto extinguido por causa da umidade da vegetação do local. À época, 2 km de mata foram destruídos.

Primeiro incêndio destruiu 2 km de mata da Terra Indígena Baía dos Guató — Foto: Tenente Thiago/CBM

Primeiro incêndio destruiu 2 km de mata da Terra Indígena Baía dos Guató — Foto: Tenente Thiago/CBM

No ano passado, o fogo consumiu cerca de 2,1 milhões de hectares da área.

A terra indígena é a única onde os focos de incêndio estão sendo registrados com frequência na região, que teve uma redução de 80% no número de incêndios em relação ao ano passado.

Incêndio atinge Terra Indígena Baía dos Guató — Foto: Divulgação

Incêndio atinge Terra Indígena Baía dos Guató — Foto: Divulgação

No restante das áreas, onde estão as fazendas, existem equipes de brigadistas e condições de acesso ao Corpo de Bombeiros .Já na Baía a situação é preocupante por causa da densidade da mata e da falta de estradas em condições de uso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/444946/visualizar/