Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 24 de Agosto de 2021 às 08:22
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Tamanduá busca água, diante da seca no Pantanal
Tamanduá busca água, diante da seca no Pantanal

Seguindo uma tendência nacional, Mato Grosso está secando. É o que revela um estudo do Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) feito a partir da análise de imagens de satélite geradas entre 1985 e 2020. Nesses 36 anos, o Estado perdeu cerca de 530 mil hectares (ha) de superfície de água, o que o coloca em segundo lugar na série histórica.

Divulgado ontem (23) pelas redes sociais do projeto, o levantamento mostra que, em 1985, o território mato-grossense tinha aproximadamente 1,1 milhão de ha cobertos por água e, em 2020, eram apenas 613 mil ha. Foram mais de 530 mil hectares do líquido precioso perdidos no mesmo período.

Em primeiro lugar aparece o vizinho Mato Grosso do Sul, com redução de 57%. Por lá, mais de 780 mil hectares de água foram perdidos. Essa redução se deu basicamente no Pantanal, bioma caracterizado por ser alagadiço. Mas, toda a bacia do Paraguai é afetada pela redução da superfície de água.

Em terceiro está Minas Gerais, com um saldo negativo de 118 mil hectares. Vale destacar que em Mato Grosso, entre os municípios que mais se concentram água estão Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Vila Bela da Santíssima Trindade e Chapada dos Guimarães.

O MapBioma mostra ainda que oito das 12 regiões hidrográficas do país e todos seus biomas secaram entre 1985 e 2020. A superfície coberta por água do Brasil em 2020 era de 16,6 milhões de hectares, uma área equivalente ao estado do Acre ou quase quatro vezes o Estado do Rio de Janeiro. Desde 1991, quando chegou a 19,7 milhões de hectares, houve uma redução de 15,7% da superfície de água no país. A perda de 3,1 milhões de hectares em 30 anos equivale a mais de uma vez e meia a superfície de água de toda região nordeste em 2020.

Desmatamento, barragens, hidrelétricas e mudanças climáticas são apontados como causas para o rápido fenômeno. “Mudanças no uso e cobertura da terra, construção de barragens e de hidrelétricas, poluição e uso excessivo dos recursos hídricos para a produção de bens e serviços alteraram a qualidade e disponibilidade da água em todos os biomas brasileiros. Ao mesmo tempo, secas extremas e inundações associadas às mudanças climáticas aumentaram a pressão sobre os corpos hídricos e ecossistemas aquáticos”, explica Carlos Souza, coordenador do GT de Água do MapBiomas.

Alerta ainda para necessidade de desenvolvimento sustentável. “Se não implantarmos a gestão e uso sustentável dos recursos hídricos considerando as diferentes características regionais e os efeitos interconectados com o uso da terra e as mudanças climáticas, será impossível alcançar as metas de desenvolvimento sustentável”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/445783/visualizar/