Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 06 de Setembro de 2021 às 06:26
Por: José Lucas Salvani/Olhar Direto

    Imprimir


O Parque Estadual Encontro das Águas (PEEA), conhecido por conter o maior número de onças pintadas do mundo, está em chamas. Segundo o coronel bombeiro militar da reserva, Paulo Barroso, o primeiro foco de calor em 2021 foi registrado neste sábado (1) e diversas equipes ainda atuam neste domingo (5) para conter os focos de incêndio.


Entre as equipes que atuam no combate do fogo, estão o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e SOS Pantanal. Aviões da Defesa Civil de Mato Grosso também auxiliam no combate.


Em 2020, o Parque sofreu com as intensas queimadas daquele ano. Os primeiros registros foram entre julho e agosto de 2020. Já em setembro, vídeos que mostravam as labaredas de fogo em regiões de mata e também às margens da transpantaneira chamaram atenção.

Na região da Transpantaneira, no Pantanal mato-grossense, o fogo já consumiu uma área equivalente a 12,6 mil campos de futebol. A operação para conter as chamas foi reforçada com a chegada de mais duas aeronaves e outros 19 brigadistas, na quarta-feira (1º). A vegetação seca e o vento forte dificultam o trabalho na região.

Cerca de 261 mil litros d’água já foram jogados pelos aviões. Segundo o monitoramento por satélite, o fogo já consumiu uma área de 6.300 hectares no km 60 Transpantaneira e outros 2.700 hectares no km 100.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/446181/visualizar/