Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Comportamento
Segunda - 04 de Outubro de 2021 às 06:12
Por: Redação Saúde em Dia

    Imprimir


Shutterstock / Saúde em Dia
Diálogo é fundamental para preservar relações saudáveis
Diálogo é fundamental para preservar relações saudáveis

Terapia em casal, ao contrário do que alguns imaginam, não é apenas uma ferramenta para evitar divórcios. O método, quando bem conduzido, ajuda os parceiros a entenderem melhor os problemas que afetam a relação e encontrarem, juntos, uma boa solução para todos. E, às vezes, a separação é sim o melhor caminho para ambos. Porém, muitos relacionamentos precisam apenas de alguns ajustes para serem bem-sucedidos novamente.

A pandemia de Covid-19 mudou a vida de todo o planeta e no Brasil não foi diferente. De uma hora para outra, algumas pessoas se viram obrigadas a passar muito mais tempo dentro de casa, convivendo com a família. Alguns casais foram forçados a trabalharem juntos, no sistema home-office, e isso também gerou um acúmulo de estresse e desgaste diário. Fatores que, quando não são bem administrados, contribuem negativamente para o relacionamento.

De acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil, no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 26,9% dos casos de divórcios no país, quando comparado com o mesmo período de 2020. O órgão ainda aponta que, atualmente, 1,4 brasileiros se divorciam por minuto.

Para Felipe Laccelva, CEO da Fepo Psicólogos, o confinamento pode ser a explicação para esses números. "A pandemia forçou negativamente os relacionamentos, devido ao excesso de convivência e, potencializou, fatores de atenção latentes. O home office é um exemplo, pois trabalhando no mesmo ambiente, os casais passaram mais tempo juntos", comenta.

A melhor maneira de evitar desgastes desnecessários é dialogar, expor aquilo que te incomoda e demonstrar disposição verdadeira para ouvir e entender o lado do parceiro. "A dificuldade nesses momentos é manter o equilíbrio emocional e renunciar rancores, mágoas e julgamentos, além de adotar uma postura de também ouvir o outro e admitir suas próprias falhas", conta Luciene Bandeira, psicóloga e cofundadora da Psicologia Viva.

Porém, quando os casais não conseguem resolver seus conflitos sozinhos, vale procurar ajuda de um especialista. E não há demérito nenhum nisso. Pelo contrário, demonstra uma sabedoria e um zelo especial em resolver questões do cotidiano que parecem não ter solução, mas muitas vezes são simples de se contornar. "Não tendo mais o tempo que estavam acostumados a ter sem o parceiro, por causa do trabalho, os casais precisam buscar novas formas para manter uma boa relação em casa. A terapia de casal é um instrumento que vem mostrando resultados positivos, mesmo com os divórcios em alta", conta Laccelva.

De acordo com o psicólogo, a terapia é fundamental para ajudar os casais a equilibrarem as diferenças individuais, acentuadas durante a pandemia. Também pode ajudá-los a dividir obrigações dentro da relação, traçar objetivos em comum, acabar com competições internas, insegurança e até mesmo melhorar a vida sexual. "Espero que cada vez mais casais busquem atendimentos que fazem diferença no dia a dia de um relacionamento", finaliza o especialista.

Saúde em Dia





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/447124/visualizar/