Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Outubro de 2021 às 09:36
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Desde o início do retorno das aulas na modalidade híbrida, no dia 3 de agosto, 237 profissionais da rede estadual de ensino testaram positivo para a Covid-19. Levando em consideração o número total de profissionais (23.700), o índice de contaminação é de 1%.

Já em relação aos estudantes, 238 testaram positivo, num universo de 393.450, o que significa contaminação de 0,06% dos alunos. E, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), nas últimas semanas estes dados mostram uma queda mais que significativa.

De 5 a 11 de setembro passado, por exemplo, foram confirmados 21 casos entre os 417.150 trabalhadores da educação e alunos. De 12 a 18 de setembro foram 22 casos. De 19 a 25 de setembro, 21 notificações. De 26 de setembro a 02 de outubro, foram confirmados 11 casos e, de 03 de outubro até o dia 06, três registros da doença. No período, não há registro de óbitos.

Dados como estes estão entre as justificativas que levaram a Seduc a retomar 100% das aulas presenciais no próximo dia 18 deste mês. A decisão foi anunciada dia 7 passado pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto. Na ocasião, ele enfatizou que o retorno segue o decreto nº 1.134/2021, publicado dia 4 de outubro, com base na diminuição nos números de casos da Covid-19 nas últimas semanas.

O documento considera a redução das taxas de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) e de enfermarias, a ampliação da vacinação e aumento da distribuição de doses de imunizantes contra a infecção em todo o Estado.

A nova portaria ainda segue o monitoramento realizado pela Seduc, quanto à frequência dos estudantes no formato híbrido; o baixo índice de casos de Covid-19 nas unidades escolares; as solicitações de várias unidades para o retorno 100% presencial das atividades e a transferência de recursos para adoção das medidas de biossegurança em todas as escolas.

Para o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT), no entanto, não há que se falar em retorno de 100% das atividades presenciais nas unidades escolares sem a imunização total dos estudantes, adequações estruturais das escolas para que garantam o distanciamento, entre outras medidas de biossegurança.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/447365/visualizar/