Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Sexta - 15 de Outubro de 2021 às 13:26
Por: Arthur Santos da Silva/Olhar Direto

    Imprimir


O Ministério Público (MPE) abriu inquérito para investigar a transparência dos dados relacionados à Guia de Trânsito Animal (GTA) no Estado de Mato Grosso, atualmente, segundo o MPE, sob controle do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).


Segundo informado na abertura do inquérito, a atividade da pecuária é uma das principais causas do desmatamento ilegal no Brasil e que a despeito das proibições do exercício da atividade em áreas embargadas, não raro ocorrem burlas aos sistemas de controle pelos infratores.

O falseamento, segundo o MPE, ocorre por meio de “lavagem de gado”, ocultando a verdadeira origem dos animais. Há ainda omissão de imóveis irregulares nos Cadastros Ambientais Rurais e movimentação física de animais de imóveis irregulares para regulares.

Inquérito salienta ainda que o Estado de Mato Grosso é o detentor do maior rebanho bovino do país e também o maior exportador brasileiro de carne, o que lhe impõe a necessidade de rígido controle da atividade.

“A disponibilização adequada desses dados poderá contribuir com o incremento do monitoramento e a rastreabilidade do produto, possibilitando melhor controle do desmatamento ilegal na cadeia pecuária, garantindo assim a sustentabilidade socioambiental da atividade”, salientou a promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza.

Portaria de instauração de inquérito é do dia sete de outubro. O MPE já enviou ofício ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, requisitando que preste informações, no prazo de 20 dias, sobre a possibilidade de publicização adequada dos dados das Guias de Trânsito Animal.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/447485/visualizar/