Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 16 de Novembro de 2021 às 06:25
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Professor Gustavo Roberto dntos Leos Saandro — Foto: Assessoria
Professor Gustavo Roberto dntos Leos Saandro — Foto: Assessoria

O professor Gustavo Roberto dntos Leos Saandro, que atua no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi um dos vencedores do Grande Prêmio Unesp de Tese em 2021. O seu trabalho ainda concorre ao Prêmio Capes de Tese.

A tese intitulada “Interações Hidromorfodinâmicas na bacia hidrográfica do Rio Sepotuba – Alto Paraguai, Mato Grosso – Brasil”, teve por objetivo analisar as interações hidromorfodinâmicas ocorridas nas últimas décadas em função dos processos de apropriação da terra.

O estudo foi realizado a partir de elaboração de mapeamentos temáticos do meio físico e do uso das terras na bacia hidrográfica em diferentes períodos ao longo de uma série de 50 anos, análises geoestatísticas e trabalhos de campo em diferentes trechos do rio principal. O estudo pode evidenciar como a intensa apropriação das terras para a agropecuária tem alterado o regime hidrológico natural no sistema fluvial e alterações na sua morfologia e sedimentologia. O estudo serve como importante instrumento para o planejamento ambiental nesta região do Pantanal mato-grossense.

De acordo com professor, sem o apoio e o financiamento das instituições públicas de amparo a pesquisa, como a Fapesp, que concedeu bolsa de doutorado, o desenvolvimento do estudo ficaria comprometido.

Sobre o Prêmio Unesp:

O Prêmio Unesp de Teses visa reconhecer, valorizar e premiar teses de doutorado defendidas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). No ano de 2021 foram premiadas 8 teses de doutorado ao considerar os seguintes critérios: a) relevância para o desenvolvimento sustentável; originalidade em relação à tradição do tema de pesquisa; impacto científico, técnico ou social; potencial de inovação e/ou transferência de conhecimento, conforme os temas relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

De relevância e caráter inédito para o contexto regional, com impactos nacionais por se tratar de um recorte espacial contribuinte do Pantanal mato-grossense, a respectiva pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar as interações hidromorfodinâmicas em função dos processos de apropriação desenvolvidos na bacia hidrográfica do rio Sepotuba, Alto rio Paraguai - Mato Grosso nas últimas décadas, bem como o comportamento hidrossedimentológico atual em um ciclo sazonal no canal principal associado a evolução morfológica no sistema rio-planície de inundação em seu baixo curso. Cabe salientar que seu trabalho também foi indicado para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese de 2021.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/448321/visualizar/