Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 12 de Janeiro de 2022 às 17:24
Por: Por Leandro Agostini, Centro América FM

    Imprimir


TV Vanguarda
Venda de veículos novos aumentou 29,75% em dezembro de 2021, em Mato Grosso — Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Venda de veículos novos aumentou 29,75% em dezembro de 2021, em Mato Grosso — Foto: Reprodução/TV Vanguarda

O número de veículos novos vendidos aumentou 29,75% em dezembro de 2021, em relação às vendas de novembro em Mato Grosso. Além disso, foram emplacados 9.330 veículos entre comerciais leves, caminhões e ônibus. Em novembro foram emplacados 7.191.

Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com a entidade, o acumulado de emplacados no ano foram de 96.675 veículos.

Nesse comparativo, 35,5% desses veículos são de automóveis e comerciais leves, 33% caminhões e ônibus, e 23% motocicletas. O aumento das vendas em Mato Grosso foi bem acima da média nacional, de 13,99%, comparando dezembro com novembro.

No acumulado de 2021 o crescimento foi de 7,65% no estado, em relação ao ano anterior, com destaque para caminhões e ônibus com 44%. De acordo com o diretor-presidente da Fenabrave, Paulo Boscolo, o menor crescimento foi nas vendas de motocicletas, com 1,25%.

Segundo ele, a queda, uma certa acomodação da consequência do aumento de deliveries, que começou em 2020, e não teve um crescimento acentuado em 2021.

Essa variação positiva de 7,65% de 2020 para 2021 foi menor que a média nacional, de 10,57%.

Segundo o diretor, em dezembro de 2020, a pandemia ainda estava no começo, não estava impactando no comércio, na produção, fornecedores de insumos, de componentes. Segundo ele, é uma comparação interessante e que mostra como o mercado ainda está com o patamar abaixo de 2019.

Segundo Paulo, para entender o que aconteceu é preciso analisar o mercado. “Há um mercado ainda com a relação entre demanda e procura invertida, ou seja, tem mais clientes para comprar do que produto para vender, mas não porque o mercado está aquecido, pelo contrário, já começamos a perceber o impacto por conta da taxa de juros proveniente da alta do (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). O que está gerando essa inversão da relação de oferta e procura na verdade ainda é problema de produção de falta de componente”, disse.

Falta de componente é um problema antigo do estado. Além disso, existe a nova norma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Para ele, há um vilão novo na história, que é a nova norma de emissão de poluentes bem complexa que vai limitar alguns produtos que estavam em linha no ano passado e não tem homologação pra continuar neste ano.

A nova norma de emissões de poluentes veiculares cita que quem possui carro até 2021 não é impactado pela nova regra. Independente disso, a perspectiva para o mercado de venda de veículos novos em Mato Grosso é positiva, segundo Paulo.

“Eu vou seguir a previsão da Fenabrave, eles fazem uma expectativa de 5% de crescimento neste ano", disse.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/449690/visualizar/