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Segunda - 23 de Julho de 2012 às 10:38
Por: Marcos Coutinho

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A despeito de toda celeuma causada pela decisão dos promotores de justiça do Grupo Especial de Fiscalização da Copa de 2014 (Geacopa) em propor a ação na tentativa de impedir as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE) é louvável e correta. Tanto assim, que o próprio Ministério das Cidades já admite que vai retirar a obra da lista de prioridades para a Copa do Mundo de 2014.

Em tese, os promotores sustentam que o Estado não pode se dar ao luxo de contrair o empréstimo de R$ 1,5 bilhão para uma obra cercada de polêmica desde sua cogitação tornou-se uma realidade. Todos sabem que o projeto inicial do governo do Estado era a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), porém, em um forte lobby de bastidores, fez com que o VLT passasse a ser uma prioridade.

Oras um governo que tenta reestruturar os resíduos de sua dívida com a União, estimada em R$ 1,5 bilhão, não pode nem deve “sufocar” o caixa estadual com financiamento de R$ 1,2 bilhão para uma obra cuja viabilidade econômica é altamente questionável. Portanto, a iniciativa dos promotores da Geacopa é salutar para o contribuinte de Mato Grosso, muito embora seja legítimo que os cidadãos sonhem com a implantação do VLT, interligando os municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

Todavia, inconcebível se falar em contribuir uma alta soma em empréstimos diante do caos reinante na saúde, educação, diante do atraso e da falta de pagamento a fornecedores e da esqualidez do orçamento estadual para fazer frente às demandas em outros setores tão vitais para o contribuinte – cidadão.

Durante o processo de discussão sobre a adoção do VLT a própria Geacopa já havia protocolizado requerimento nos Ministérios das Cidades, do Transporte, do Planejamento, do Esporte e na Caixa Econômica Federal (CEF) solicitando informações sobre o projeto, até então considerado confuso e questionado até pela própria União sobre sua viabilidade diante do cenário no estado.






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