Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 18 de Julho de 2012 às 18:37

    Imprimir


O governador Silval Barbosa abriu, hoje, a Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil, ao lado da ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. Silval destacou o compromisso de seu governo com a área e assinou uma série de termos e projetos para os Direitos Humanos em Mato Grosso.

Durante a solenidade de abertura, Silval falou sobre o trabalho para a erradicação da pobreza em Mato Grosso. Segundo ele, em 2003 havia 670 mil pessoas abaixo da linha da pobreza no Estado e hoje este número foi reduzido para 110 mil. "Eu não estou feliz pelo número, mas pela meta que nós estamos alcançando. Estarei feliz no dia em que chegarmos a zero, quando não houver ninguém abaixo da linha da pobreza em Mato Grosso".

O governador também falou sobre o avanço no combate ao trabalho escravo e sobre a questão da acessibilidade para os portadores de necessidade na rede pública. "Nosso objetivo maior é a qualidade de vida das pessoas, com acesso à educação, à saúde, ao emprego. Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil, mas nós queremos mesmo é ser o maior produtor de oportunidades", disse.

A ministra Maria do Rosário destacou a coragem do Governo de Mato Grosso para realizar o enfrentamento ao trabalho escravo. Para ela, é preciso comemorar cada família que é retirada da pobreza. "Precisamos comemorar cada avanço da nação. Os desafios são permanentes, mas nós devemos ter um governo de todos pelos direitos humanos".

Segundo Maria do Rosário, a Caravana dos Direitos Humanos tem dois grandes objetivos. O primeiro é selar a parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual e o segundo é mobilizar o povo. "Porque a Caravana não é feita pela secretária dos Direitos Humanos, ela é feita pelo povo". Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, essa cerimônia tem um significado singular e mostra o resultado do trabalho do Estado, com avanços significativos.

Durante o evento, o governador e a ministra assinaram um termo de adesão do Estado ao Plano Nacional de Ações Integradas para a Prevenção e o Combate à Tortura no Brasil e um termo de cooperação ao Programa Nacional de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas. Silval também outorgou à ministra a insígnia da Ordem do Mérito de Mato Grosso, no grau de Grã-Cruz, a mais alta honraria concedida as personalidades.

Acessibilidade

Durante a solenidade, também foi lançado o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver Sem Limites, que visa promover o pleno acesso das pessoas com deficiência à educação, saúde e inclusão social. O secretário nacional da Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antônio José Ferreira, falou sobre as metas do governo Federal para os portadores de necessidades especiais. Entre os projetos, estão as melhorias físicas de 53 mil escolas para promover a acessibilidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/45996/visualizar/