Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 17 de Julho de 2012 às 19:48

    Imprimir


A tradicional Festa de Sant’Ana, em Nortelândia começa nesta terça-feira (17). A 53ª edição do evento terá 09 dias de várias atividades, dentre elas leilões de prendas e gado, celebrações religiosas, futebol e apresentações culturais, como a presença dos comediantes Nico e Lau.

O encerramento será no dia 26 de julho,com procissão pelas ruas da cidade e missa, com a presença do novo bispo diocesano Dom Vital. Neste dia é apresentado os novos coordenadores da festa para o ano seguinte. A festa de Sant’ana é conhecida por reunir ex-moradores e filhos da cidade, que aproveitam o evento para matar saudade de parentes e amigos, relembrar os velhos tempos e se interagir com a população.

A festa também é responsável por aquecer a economia nesta época do ano, movimentando o setor de alimentos, hotelaria, postos de gasolina, lanchonetes e bares. O dinheiro arrecadado com o leilão de prendas é doado para a Igreja Matriz de Sant’ana que utiliza os recursos para manutenção da paróquia


História da Festa de Sant"ana


TRADIÇÕES RELIGIOSAS
 IGREJA MATRIZ SANTANA
 Segundo Joana Gomes Pereira (Dona Miúda)


Não se tem a data especifica de quando foi o primeiro festejo religioso, em beneficio, para se construir a Igreja matriz em Nortelândia, sabe-se que não houve festas nos anos de 1956, 1957 e 1958 e que a partir de 1959 se perpetuou à tradição oficial da festa de Santana. Importante frisar que Santa Ana não é Nossa Senhora, pois Nossa Senhora e denominação à Maria, mãe de Jesus. Santa Ana é mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. O primeiro alicerce para a igreja foi construído pelo prefeito Francisco Andrade.

A primeira imagem de Santa Ana foi doada pelo prefeito Marcelino Balbueno (Paraguai) e com a presença da imagem eram realizados os festejos; e as missas eram realizadas nas casas de moradores devotos, um deles Senhor Enoc Bandeira. Quem celebrava as missas em Nortelândia era o Padre José Lago da Rocha, pároco de Arenápolis.

Já por volta de 1959 já estava por aqui o Padre Agostinho Kist, que por sinal entrou em atrito com a comissão da 1ª Festa de Santana organizada. A imagem de Santana que hoje existe foi comprada em 26 de fevereiro de 1959 e batizada junto com o primeiro sino durante a festa que se realizou de 17 a 26 de Julho de 1959, sendo que as novenas e leilões realizaram-se na residência do Sr. Maximiano Leite e a missa do dia 26 em um Galpão improvisado no espaço físico onde futuramente seria a praça Central.

A ideia original era que a Igreja fosse construída onde hoje é a praça Edgar Araújo, no entanto a maioria dos devotos opinou para seu local fosse onde ela esta hoje. A construção da Igreja deu-se início em 1960, logo depois, já na paróquia de Nortelândia, temos a presença do Padre José Conti, que também recebeu dinheiro em grande importância, em forma de doação, de sua família da Itália para construção da casa paroquial.

Em 1965 chega em Nortelândia a presença significativa de Padre Mathias Orth, que já em 1966 sugeriu a primeira ampliação da Igreja. Dessa data até então varias personalidades colaboraram para que nos dias de hoje tenhamos o importantíssimo templo religioso que homenageia Santana.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46099/visualizar/