Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 17 de Julho de 2012 às 16:31
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Elza Fiúza/ABr
Ministra Maria do Rosário chega amanhã em Cuiabá
Ministra Maria do Rosário chega amanhã em Cuiabá

Petistas e tucanos engrossam táticas eleitorais com apoio de líderes nacionais para favorecer, respectivamente, as candidaturas de Lúdio Cabral e Guilherme Maluf para a Prefeitura de Cuiabá. Os partidos podem começar a travar os debates nacionais entre o PT e o PSDB, comuns nas últimas eleições.

O petista, por exemplo, aproveita a agenda amanhã em Cuiabá da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, para alavancar sua campanha. Já a coordenação do tucano tem confirmada a presença do presidenciável do partido em 2014, senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Maria do Rosário é formuladora e debatedora de projetos sobre a vida de crianças e adolescentes. Ela conhece bem os embates eleitorais. Em 2008, foi para o segundo turno com o atual prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), quando perdeu a eleição.

Lúdio diz que participará da agenda da candidata como vereador em duas atividades pela manhã e à tarde. Tanto ele, quanto sua coordenação, aguardam uma brecha na agenda da ministra para uma reunião mais de ativação da disputa.

A coordenação da campanha de Guilherme Maluf confirma contatos e pedidos para as visitas do ex-presidente Fernando Henrique, o governador de São Paulo e candidato a presidente em 2010, Geraldo Alckmin e o senador mineiro. "O Aécio já disse que vem no final da campanha", confirma a assessoria de Guilherme Maluf.

Tucanos X petistas

Nos últimos anos, a política brasileira viu a dualidade de campanhas com PT e PSDB. Começou com a eleição e reeleição à Presidência da República dos partidos. Em 1994, o sociólogo e então ministro da Fazenda de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso chegou à presidência ao derrotar o operário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). FHC foi reeleito quatro anos depois contra o mesmo Lula.

Há dez anos, a política nacional pendeu para o lado dos petistas. Eles ganharam para presidente com o mote de "Agora é Lula" em 2002 ao concorrerem com o ex-senador e ex-ministro do Planejamento e Saúde, José Serra (PSDB). O fato se repetiu com a reeleição de Lula em 2006, quando os tucanos foram derrotados com  Geraldo Alckmin, que venceu em Mato Grosso nos dois turnos.

Em 2010, foi a vez a presidente Dilma Rousseff derrotar o também tucano José Serra, que também ganhou em Mato Grosso, mas perdeu em nível nacional.
 
Em entrevista ao Olhar Direto semana passada, Guilherme Maluf entende que a campanha em Cuiabá pode ser nacionalizada entre as duas siglas.

Direitos da criança e adolescente

A ministra participa em Cuiábá da Semana Nacional de Direitos Humanos. Ela chega à Capital em um avião da FAB na manhã desta quarta-feira. Maria do Rosário foi uma das participantes na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde detalhou proposta do governo para notificar violações contra crianças e adolescentes.

Maria do Rosário é pedagoga, mestre em educação e violência infantil, membro da Direção Nacional do PT, já foi deputada estadual, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e como deputada federal foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre exploração de crianças e adolescentes.  






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46122/visualizar/