Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Julho de 2012 às 13:43
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


O prefeito Chico Galindo (PTB) prorrogou emergencialmente contrato com a empresa Delta Construções S/A por até um ano ou enquanto demorar a nova licitação para o setor, cujo processo será lançado esta semana para coleta de lixo em Cuiabá.

A informação foi confirmada pelo procurador-geral do município, Fernando Biral, e o secretário de Serviços Urbanos, Andelson Gil do Amaral. A prorrogação foi feita na quinta-feira passada, dia 12.

O contrato de empresa venceria agora em julho e, para não haver descontinuidade do serviço por ser essencial, o prefeito adotou a medida, informa Andelson. O secretário acredita que se todo o processo não tiver sobressaltos ou interrupções, "em 45 dias deve ter o resultado".

Em geral, com prazos para recorrer de todas as etapas do processo licitatório, o tempo médio é de três a quatro meses. 

Cuiabá produz  cerca de 500 toneladas por dia de lixo domiciliar, o que resulta em cerca de 13 mil toneladas por mês, se descontado os domingos em que o serviço não é efetuado.

O secretário Andelson informa que há sazonalidade da coleta, principalmente em dezembro e janeiro, quando as festas de fim de ano elevam o trabalho de coleta para 700 toneladas/dia.

Atualmente, a Delta disponibiliza 28 caminhões e mais dois de reserva. O secretário admite problemas na coleta, como o ocorrido recentemente, quando bairros da cidade ficarem sem o serviço. A cobertura está em 92%, diz.

"Há dificuldade de acesso em alguns bairros. O caminhão é pesado e não entra em alguns locais. Em outros casos, é a largura da rua".

Histórico

Há dois anos, o prefeito rescindiu contrato com a empresa Qualix porque ela deixou de coletar o lixo. Na ocasião, foi feito um contrato emergencial com a Delta. Em janeiro de 2011, o prefeito divulgou a Delta como vencedora do resultado da licitação, em um contrato anual de R$ 15,4 milhões. Na coleta da Qualix, com base no peso, o desembolso era de R$ 1,55 milhão por mês.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o contrato previa locação de caminhões coletores de resíduos sólidos domiciliares, com condutores, sem combustível, com guarnição coletora e equipamentos de apoio quando necessário para atender as necessidades da prefeitura.

A Delta da coleta de lixo é do mesmo grupo que está no centro do escândalo de corrupção, negócios irregulares entre empresários, políticos e esferas de governos, liderado pelo contraventor Carlinhos Cachoeira, detido na Operação Monte Carlo da Polícia Federal.

O caso já fez o Senado cassar na semana passada o senador goiano Demóstenes Torres e o Congresso Nacional abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar casos de corrupção e ramificações no poder público da atuação de diretores e emissários da empresa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46231/visualizar/