Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Julho de 2012 às 13:05

    Imprimir


A Bolívia considera nacionalizar a mina de prata canadense South American Silver Corp, disse o presidente Evo Morales, após violentos protestos contra o projeto de mineração.

 

 

Morales, que no mês passado tomou o controle de uma mina de estanho e zinco da gigante global de commodities Glencore no país andino, disse no domingo que não tinha uma decisão final sobre revogar ou não a concessão da mineradora canadense.

 

"Nacionalização é nossa obrigação. Já levantei a questão da nacionalização (do projeto de Malku Khota) no ano passado e eu disse para chegar a um acordo porque quando eles quiserem nós vamos nacionalizar", disse o presidente da Bolívia a agricultores.

 

A fase de exploração, na qual a South American Silver South planeja investir 50 milhões de dólares, é esperada para terminar em três anos. A empresa descreve como um dos maiores depósitos do mundo de prata, índio (substância de terras raras) e gálio.

 

Um boliviano morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas quando os manifestantes ocuparam a propriedade, informou a mídia local na sexta-feira.

 

Um aumento na agitação social e protestos de oposição ao governo estão testando Morales, o primeiro líder do país de ascendência indígena.

 

O setor de mineração também está sofrendo com protestos nos vizinhos Chile e Peru, onde muitos cidadãos sentem que não têm lucrado com um boom econômico dos metais.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46917/visualizar/