Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 18 de Junho de 2012 às 15:29
Por: LUCIENE OLIVEIRA

    Imprimir


A Polícia Judiciária Civil integra as ações da 11ª Semana Estadual de Prevenção às  Drogas, realizada de 19 a 26 de junho deste ano. O evento promovido pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen MT) traz várias atividades temáticas na programação que busca mobilizar e conscientizar a sociedade para a importância da prevenção às drogas. Este ano a semana vem com o tema: “a melhor brincadeira é ficar longe das drogas”.
 
  
Incineração de drogas da Polícia Civil, em Cuiabá, em 2010.  
A abertura da semana nacional antidrogas acontece na quarta-feira (20.06), às 15 horas com a incineração de drogas pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Judiciária Civil, na fornalha da empresa Sperafico da Amazônia, no Distrito Industrial, em Cuiabá.
 
De acordo com a coordenadora Estadual de Políticas sobre Drogas, Ana Elisa Limeira, a Semana Estadual de Prevenção às Drogas é o momento para discutir a questão da droga de forma preventiva. “É o momento que o Governo do Estado conclama a sociedade para discutir sobre o tema dentro das casas das famílias e das instituições em geral”, destaca.
 
A  delegada titular da Delegacia de Entorpecentes,  Alana Cardoso, também considera a mobilização uma oportunidade para discutir e fortalecer a política de combate as drogas no Estado de Mato Grosso. “Durante essa semana propomos que as escolas discutam o assunto e insiram a temática em redações como forma de fazer os alunos a refletir sobre a questão”, disse a delegada, que coordena o programa De Cara Limpa Contra as Drogas, executado pela Polícia Judiciária Civil.
 
Conforme a delegada, a mobilização traz resultados positivos e mostra à sociedade as ações desenvolvidas pelo Estado e entidades não governamentais, na prevenção ao uso e na repressão ao tráfico de drogas.
 
Na quinta-feira (21.06), das 8h às 12 horas, a mobilização acontece na Praça Cultural do bairro Pedra 90. ‘A sensibilização na praça’, como está sendo chamada, levará para os bairros mostras de ações sociais na prevenção às drogas, desenvolvidas pelas Instituições do Estado, como o programa De Cara Limpa Contra as Drogas, da Polícia Judiciária Civil, que participa com apresentação do coral da Escola São Sebastião, regido pela investigadora Rosa Malena.
 
Na sexta-feira (22.06), a mobilização será na Praça Cultural do CPA II. Uma das atrações ficará por conta dos cães farejadores do Canil da DRE, que fará apresentações artísticas.
 
No sábado (23.06), das 08h às 16 horas, o programa De Cara Limpa Contra as Drogas realiza uma grande gincana na Escola Fernando Leite, no centro de Várzea Grande, com participação de autoridades locais. A gincana terá a participação de 300 alunos de 10 escolas, sete de Várzea Grande e três do Pedra 90, beneficiadas com ações do programa De Cara Limpa Contra as Drogas, que farão várias apresentações artísticas, culturais e esportivas.
 
Os alunos realizarão apresentações de fanfarra, dança livre, coral, Siriri Cururu, corrida do saco e futebol. O mascote do programa, “BomDog”, animará a garotada no evento.
 
As atividades educativas, culturais e de lazer continuam na noite de sábado, com um  passeio ciclístico no centro de Cuiabá, às 19h30, e em seguida uma blitz educativa  em Cuiabá e em Várzea Grande, com sensibilização nos bares da Avenida Getúlio Várgas, próximo ao Colégio Liceu Cuiabano.
 
No domingo, 24 de junho, em Rondonópolis (212 km ao Sul) será realizada a Caminhada pela Vida, pela Pastoral da Sobriedade e Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.
 
O encerramento da Semana Estadual de Prevenção às Drogas acontece no dia 26 de junho, na Praça Alencastro, em Cuiabá, das 8h às 12 horas, com serviços de tratamento e assistencial para as pessoas, realizado pelos Caps Ad, Caps Adolescecer, consultório de rua, Centros de Referência Social e Centros de Referência e Assistência Social, Conselho Tutelar e exposições de projetos sociais governamentais e não governamentais. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/48978/visualizar/