Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 18 de Junho de 2012 às 03:57

    Imprimir


 

De acordo com um relatório divulgado pelo Google, houve um alarmante aumento no número de vezes que governos tentaram censurar conteúdo na internet nos últimos seis meses. Desde a última publicação de seu relatório de transparência, o Google afirmou que viu um aumento preocupante de pedidos para remoção de conteúdo político da rede. Segundo a empresa, muitos deles vieram de democracias ocidentais pouco associadas com censura. As informações são do jornal The Guardian.

De acordo com o relatório, reguladores na Espanha pediram que 270 links para blogs e artigos de jornais fossem removidos, o que foi negado pelo Google. Na Tailândia, as autoridades pediram a retirada de 149 vídeos do Youtube por supostamente insultar a monarquia, o que é um crime no país - 70% dos pedidos foram aceitos.

No Reino Unido, o Google concordou em retirar cinco arquivos do Youtube por alegadamente apoiar o terrorismo. Nos Estados Unidos, a maioria dos pedidos se referiram a supostos assédios também no Youtube: foram 187 pedidos, com a empresa concordando com 42% deles. O relatório aponta ainda pedidos de Polônia, Canadá, Paquistão, entre outros.

Dorothy Chou, analista sênior de política do Google, escreveu em que é a quinta vez que o relatório foi publicado (a primeira foi em 2010), e que a empresa recebeu diversos pedidos para remover conteúdo político. Segundo ele, além de ser um risco contra a liberdade de expressão, os pedidos são preocupantes porque foram feitos por países geralmente não associados com a censura, de acordo com o Guardian.





Fonte: TERRA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/49038/visualizar/