Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sexta - 08 de Junho de 2012 às 17:25

    Imprimir


Reprodução
O tubarão de quase meia tonelada
O tubarão de quase meia tonelada

Era apenas mais um domingo qualquer para o cientista Neil Hammerschlag, navegando por recifes num arquipélago ao sul da Flórida, nos Estados Unidos, enquanto caçava tubarões. Mas a caçada tinha um objetivo mais nobre do que capturar o animal como um troféu. Neil, na verdade, realiza uma pesquisa para mantê-los vivos, longe dos pescadores. Em muitos lugares, estes predadores estão simplesmente desaparecendo.

Pesquisador da Universidade de Miami e diretor do R.J.Dunlap Marine Conservation Program, Neil passa seus finais de semana no sul da Flórida, com iscas em linhas seguras para tubarões esperando que algum morda para ele poder examiná-lo. No último domingo, Neil teve um encontro com um tubarão-touro de nada menos que 453 quilos.

"Assim que o tubarão chegou à superfície, eu fiquei sem fôlego. Ele era muito grande. Um dos maiores que eu já vi e, com certeza, o maior que eu já examinei", disse Neil, que já examinou e classificou mais de mil tubarões em sua carreira.

Acostumado a puxar os tubarões sozinhos pela linha, dessa vez Neil teve que pedir ajuda a um colega.

"Nós não sabíamos se estávamos puxando um navio afundado, um monstro ou um ônibus escolar. Não tínhamos ideia do que era", conta Neil.

O tubarão media quase quatro metros e era uma fêmea. Após ser medido, pesado, ter pequenos pedaços de músculo e barbatana retirados para análise, o tubarão foi devolvido ao mar.

As informações são do site Our Amazing Planet.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/50004/visualizar/