Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sexta - 25 de Maio de 2012 às 11:13

    Imprimir


A descoberta de um gene que está envolvido no processo de amadurecimento dos espermatozoides podem levar ao desenvolvimento de um anticoncepcional masculino não hormonal.

Os experimentos, que se encontram em fase de testes em cobaias animais, são de autoria de um grupo da Universidade de Edinburgh, na Escócia, cujo trabalho foi publicado na edição de quinta-feira (24) da revista "PLoS Genetics".

Atualmente, os únicos anticoncepcionais disponíveis para os homens causam a interrupção da produção de hormônios como a testosterona. Entre os efeitos colaterais, são verificados surgimento de acne, irritabilidade e mudanças de humor.

O gene Katnal 1 é a chave para permitir que os espermatozoides amadureçam nos testículos.

Segundo o principal autor da pesquisa, Lee Smith, se houvesse uma forma de controlar o gene, poder-se-ia interromper a maturação dos espermatozoides, deixando-os sem esta função reprodutiva.

No estudo com cobaias animais, os pesquisadores constataram que os machos ficaram inférteis quando o gene Katnal 1 foi eliminado.

De acordo com Smith, a capacidade do homem de produzir esperma não seria afetada, pois a interrupção da maturação dos espermatozoides seria reversível. O Katnal 1 "só afeta as células em seus estágios de desenvolvimento tardios", explicou.

Estudos sobre o Katnal 1 também poderiam ter outras aplicações, como auxiliar em pesquisas envolvendo tratamentos contra a infertilidade quando esta está relacionada a uma disfunção do gene. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/51224/visualizar/