Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sexta - 25 de Maio de 2012 às 09:36

    Imprimir


Novas evidências encontradas em meteoritos sugerem que elementos básicos para o surgimento de vida estão presentes em Marte, diz um estudo publicado na revista "Science".

De acordo com ele, o carbono encontrado em dez meteoritos, que abrangem mais de 4 bilhões de anos da história marciana, se originou no planeta e não foi resultado da contaminação na Terra.

Uma equipe de cientistas do Instituto para Ciência Carnegie, com sede em Washington (EAU), encontrou "carbono reduzido" nos meteoritos, que teriam sido criados por atividade vulcânica no planeta vermelho.

O carbono reduzido é o carbono que está ligado quimicamente ao hidrogênio ou entre si.

QUÍMICA ORGÂNICA

Os cientistas argumentam que a descoberta é uma evidência "de que Marte produziu química orgânica durante a maior parte de sua história."

Líder do estudo, Andrew Steele disse à BBC: "Nos últimos 40 anos, procuramos uma piscina do chamado carbono reduzido em Marte, tentando descobrir onde e se está lá, perguntando se, de fato, existia."

"Sem o carbono, os elementos de construção da vida não podem existir (...) Então é o carbono reduzido que, com hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, compõe as moléculas orgânicas da vida."

Steele diz que a análise atual responde à primeira pergunta e agora partem para as próximas questões: "O que aconteceu com ele (o carbono reduzido), qual foi seu destino, será que deu o próximo passo de criar vida em Marte?"

O cientista espera que a próxima missão a pousar no planeta vermelho --a Mars Science Laboratory, também conhecida como missão Curiosity --elucide alguns pontos.
.

"A questão se estamos sós tem sido um grande condutor da ciência, mas ela se relaciona com a nossa própria origem. Se não há vida em Marte, qual a razão? Isso nos permite traçar uma hipótese mais clara sobre por que há vida aqui."

Ao ser questionado se houve ou há vida em Marte Steele ri: "Tragam-me algumas pedras de lá e eu vou te responder." 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/51234/visualizar/