Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 24 de Maio de 2012 às 13:51

    Imprimir


A sétima rodada de reuniões do PSD Mulher Estadual, liderado pela presidente Vanice Marques, teve como destaque a Lei 12.034/2009, que prevê a obrigatoriedade de composição das listas eleitorais com no mínimo 30% e máximo 70% de candidaturas de cada sexo. Realizada no Auditório Licínio Monteiro da Assembleia Legislativa, na noite desta quarta-feira (23), o encontro visa mobilizar as integrantes pela expansão do PSD Mulher em todos os municípios, para que mais integrantes do público feminino sejam estimuladas a ingressar na política.

Vanice lembrou que o movimento é necessário, uma vez que, a mulher sempre participou nos bastidores da política, de forma indireta. “Queremos trazê-las para estarem à frente das discussões”,declarou. O PSD Mulher lançou um projeto para fortalecimento de suas atividades em todos os municípios. A expectativa é que a consolidação do grupo na Capital seja um estímulo para que a ala feminina da cúpula esteja presente e atuante, inclusive, com candidaturas que façam a diferença nas urnas e aumentem, no mínimo, em 30% da participação.

“O PSD Mulher quer o engajamento feminino na política e preparar nossas lideranças para as eleições municipais com estratégias que nos fortaleçam ainda mais”, disse Vanice, ao destacar o PSD Melhor Idade que também pode ser implantado em Mato Grosso.

A expectativa inicial é a de reunir 10 mil filiadas. Vinte e cinco municípios já se preparam para a instalação da ala feminina nos seus diretórios. Inclusive, a Executiva Estadual defende a realização de um seminário regional. A senadora Kátia Abreu deverá estar presente.

De acordo com a servidora pública, Maria Helena Caramello, as reuniões têm que ser ampliadas para que floresça a vontade na mulher de ingressar no meio político, já que vivenciam uma rotina que gira em torno da política. “A política está presente no bom funcionamento do posto médico, da escola, nas compras do supermercado. Normalmente discutimos política em tudo que fazemos”, disse, ao destacar os avanços conquistados, como a forte aprovação nos concursos públicos e área pedagógica.

As primeiras-damas também foram lembradas pelo deputado peessedista José Domingos Fraga. “A mulher tem um olhar diferenciado. As primeiras-damas com poucos recursos das prefeituras conseguem fazer muito. Elas multiplicam os investimentos”.

Foi o que aconteceu em Jaciara, durante a gestão do então prefeito Valdizete Nogueira, hoje deputado estadual pelo PSD. O deputado contou que graças ao empenho da sua esposa, a gestão foi aprovada pela população diante das ações sociais realizadas pelo Programa Formando Cidadãos, que resgatou crianças das áreas de riscos com aulas de dança, violão, piano e esportes. “A mulher tem um papel fundamental na sociedade”.

As dificuldades no dia a dia também foram ressaltadas pelo deputado Luizinho Magalhães (PSD). “Se para os homens é difícil, para a mulher é muito mais. No entanto, o momento é importante porque temos avanços significativos da participação feminina na política. Tanto que o Brasil é presidido por uma mulher”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/51320/visualizar/