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Saúde
Quarta - 23 de Maio de 2012 às 18:04

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O aumento na venda de genéricos no Brasil cresce exponencialmente ano após ano. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos - Pró Genéricos -, a participação desses medicamentos em unidade no setor, no primeiro trimestre do ano passado, era de 18,5%, porém, no mesmo período em 2012, já alcançou 25,4%.

O aumento de sua popularidade é dado, principalmente, pelo preço competitivo e eficácia terapêutica - testes de bioequivalência e biodisponibilidade exigidos pela Anvisa confirmam a credibilidade do produto. Fabricado com os mesmos componentes de um medicamento de marca, o genérico pode representar uma economia de no mínimo 35%. Além disso, ainda de acordo com a Associação, a vendagem desse medicamento subiu mais de 23% no começo de 2012, aumento impulsionado pelo crescimento dos laboratórios farmacêuticos nacionais.

Para reforçar, ainda mais, a crescente produção de genéricos no país, o Laboratório Teuto - que possui o maior complexo industrial da América Latina - produziu cerca de 156 milhões de unidades farmacêuticas em 2011. Até abril de 2012, mais de 56 milhões de unidades já foram produzidas, somando um crescimento de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. "O Laboratório Teuto foi pioneiro na produção de genéricos e vai continuar investindo no desenvolvimento dessa classe de medicamentos", aponta o diretor de marketing do Laboratório, Ítalo Melo.

O diretor também fala sobre a confiança no setor. "Cada vez mais farmacêuticos, consumidores e médicos usam e indicam o medicamento genérico. O mercado brasileiro tem um potencial enorme. Já ultrapassamos os 25%, porém, em países como os Estados Unidos, a abrangência chega a 60%", aponta o diretor.

Os consumidores, principalmente, se beneficiaram com a evolução dos genéricos no Brasil. Desde 2001 a população já economizou R$26,7 bilhões em medicamentos. Além disso, o baixo preço do genérico criou um ambiente de concorrência com os medicamentos referência que tiveram que reduzir seus preços em até 30%.

13 Anos de Genéricos no Brasil

Neste ano, em que o medicamento genérico comemora seu 13º aniversário, o Laboratório Teuto dá continuidade à campanha, que teve início em 2010, que contribui para a expansão dos genéricos no país. O concurso "13 Anos de Genéricos no Brasil" tem como objetivo explicitar a visão que farmacêuticos e estudantes de farmácia têm sobre a data. O concurso é realizado através dos sites corporativos da empresa. Os vídeos que concorrerão devem ter até 3 minutos e mostrar de forma criativa qual o significado desses "13 Anos de Genéricos no Brasil", além disso, prêmios serão dados aos melhores vídeos.

Dia Nacional do Medicamento Genérico

Comemorado no dia 20 de maio, o Dia do Genérico homenageia o setor que conseguiu seu espaço no mercado brasileiro somente em 1999. Esses produtos possuem o mesmo princípio ativo, a mesma forma farmacêutica e concentração que os medicamentos referência, com o benefício de ser, no mínimo, 35% mais baratos. Além disso, foram criados para incentivar a concorrência e a redução de preços, ampliando o acesso dos brasileiros aos tratamentos de saúde. O primeiro genérico lançado no Brasil foi o Alendronato sódico, em março de 2003, para combater a osteoporose.






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