Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 22 de Maio de 2012 às 12:05

    Imprimir


Vivian Chies
Palestras fazem parte da semana de comemoração do aniversário da Embrapa Agroenergia
Palestras fazem parte da semana de comemoração do aniversário da Embrapa Agroenergia

Como parte dos eventos comemorativos do aniversário de seis anos, a Embrapa Agroenergia promove, amanhã (23/05), o II Encontro em Avaliação de Ciclo de vida (ACV). O evento é gratuito e acontece no auditório da instituição, em Brasília/DF, das 8h30 às 12h. Confira a programação:

·         O panorama da ACV no Brasil
Gil Anderi da Silva – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)

·         O uso de ferramenta computacional para auxiliar a execução de ACVs - Estudo de caso da agroindústria com o software SimaPro
Felipe Lion Motta - ACV Brasil

·         ACV do melão focada em mudanças climáticas e escassez hídrica
Maria Cléa Brito de Figueirêdo – Embrapa Agroindústria Tropical

A ACV é uma metodologia para avaliar os impactos ambientais associados a um produto, processo ou atividade, por meio da identificação e quantificação dos fluxos de energia e materiais ao longo do ciclo de vida da cadeia produtiva. A Embrapa Agroenergia, em parceria com a Embrapa Meio Ambiente e outras instituições, já a utiliza em suas pesquisas com pinhão-manso.

Para participar do evento não é necessário fazer inscrição prévia. Basta comparecer à Embrapa Agroenergia, que fica no Parque Estação Biológica, s/nº, em Brasília/DF. As vagas são limitadas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail sac.cnpae@embrapa.br.

Semana de comemorações

A semana de comemorações do aniversário da Embrapa Agroenergia foi aberta ontem (21), com duas palestras. A primeira delas foi ministrada pelo professor de Economia João Furtado, da Escola Politécnica da USP, que falou sobre o “Novo cenário para os recursos naturais e as perspectivas para o Brasil frente às mudanças na economia mundial”. Ele lembrou que um país rico em recursos naturais pode se limitar à exploração deles sem construir riquezas ou utilizá-los em prol do desenvolvimento. “Os recursos naturais não existem até que alguém os “descubra” e passe a usá-los”, ressaltou.

Na segunda palestra, o diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Maurício Lopes, falou sobre a importância da inovação aberta na pesquisa agropecuária e da obtenção de ativos (genes, promotores, vetores, substâncias) que mantenham a competitividade dos produtos e das tecnologias desenvolvidas pela Empresa. “É muito difícil imaginar hoje uma instituição que consiga inovar sozinha”, alertou Lopes. Nesse sentido, o diretor chamou a atenção para a necessidade de estabelecer parcerias com outras instituições e empresas para que as pesquisas se convertam em tecnologias disponíveis no mercado.

Outros eventos

A cerimônia oficial de comemoração dos seis anos da Embrapa Agroenergia acontece nesta quinta-feira (24) – data do aniversário –, a partir das 10h30. No evento, serão assinados acordos de cooperação e lançadas duas publicações: os Anais do Encontro sobre Metabolômica e a quarta edição da Agroenergia em Revista, que é dedicada ao tema biorrefinarias.

Também para quinta-feira está agendado o seminário “Novos Desafios do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC)”, que será apresentado pelo diretor-superintendente da instituição, Gustavo Leite. Na sexta-feira (25), as comemorações serão encerradas com o Workshop Produção Industrial de Microalgas para Biodiesel. Promovido pela Ubrabio com o apoio técnico-institucional da Embrapa Agroenergia, o evento será realizado no Hotel Naoum, em Brasília/DF, das 8h às 18h. A programação completa e informações sobre inscrições estão disponíveis em: www.ubrabio.com.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/51561/visualizar/