Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Quarta - 18 de Abril de 2012 às 21:00
Por: VENCESLAU BORLINA FILHO

    Imprimir


A venda de automóveis e comerciais leves caiu 10% na primeira quinzena de abril em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Fenabrave (federação dos distribuidores de veículos), foram comercializados 134.222 unidades, ante 149.154 da primeira quinzena de abril de 2011.

A estimativa do setor era comercializar até 136.819 automóveis e comerciais leves no período. Com isso, a queda nas vendas começa a gerar preocupação.

O setor já previa uma desaceleração, mas não tão forte quanto está ocorrendo. A produção de automóveis e comerciais leves também está em queda.

Uma das causas pode estar ligada ao controle rígido na concessão de financiamentos para compra de veículos. A inadimplência no setor atingiu neste ano seu maior pico (5,2%) desde que começou a ser contabilizada e os bancos resolveram restringir o crédito para não obter prejuízos.

Segundo dados da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), de cada 10 pedidos de financiamento para compra de veículos, 5 são recusados pelos bancos das montadoras por receio de inadimplência. Os dados fizeram com que o setor cobrasse medidas do governo.

Na comparação com a primeira quinzena do mês anterior, as vendas em abril cresceram 0,96%. Em março, foram 132.943 unidades vendidas no Brasil. A Fiat se mantém como a maior vendedora de veículos do país, seguida pela Volkswagen, GM (General Motors) e Ford.

Na quinta posição está a Renault, seguida pela Nissan, que teve um saldo nas vendas com o benefício de importar a maioria de seus veículos do México sem a cobrança de impostos de importação e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Por causa disso, o governo adotou uma cota no comércio de automóveis com o país.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/54017/visualizar/