Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 10 de Abril de 2012 às 15:07
Por: João Batista de Oliveira

    Imprimir


No início deste ano, as unidades I e III do CIAPS Adauto Botelho também foram vistoriadas pelo Conselho Regional de Medicina.  Os locais disponíveis para atendimento a pacientes com problemas mentais possuem tantas irregularidades quanto o Pronto Socorro. Segundo o CRM, faltam materiais, medicamentos, profissionais e a estrutura dos prédios é precária. Além disso, há casos de maus tratos aos pacientes.

Composta por uma ala de internação feminina, duas masculinas e um setor de pronto atendimento, a Unidade I possui infiltração em todas as paredes, camas enferrujadas e os espaços não possuem climatização. No pátio onde deveria ocorrer a recreação dos internos, foi encontrado entulho e mato.


“Os funcionários relataram que frequentemente acontecem agressões ou abusos entre os internos” - informou uma fonte do MT24HorasNews.

A fonte destacou ainda, que no caso da Unidade III do CIAPS Adauto Botelho não existe espaço para internação de mulheres. “As vítimas de dependência de drogas Cuiabá e todo o Mato Grosso, que necessitarem ou buscarem tratamento são internadas na ala feminina da Unidade I, misturadas às mulheres portadoras de doença mental”.

Pedimos ao Ministério Público Estadual, faça a intervenção a fim de que o mesmo acione o poder público para tomar providências a respeito das situações.


O Hospital Adauto Botelho é uma das unidades de saúde mais antiga do Estado. Há 20 chegou a ser interditada pelas condições sub humanas a que eram submetidos os pacientes com doenças psiquiátricas. A situação, no entanto, parece não ter mudado em nada. O hospital vive constante situação de calamidade.


 “No ano passado inteiro não houve melhorias nesses locais que em tese são destinados à saúde, portanto para 2012 esperamos que os gestores cumpram com suas obrigações de fornecer saúde à população. Esse é um dever do município, do Estado e da União”, frisou a presidente do CRM-MT, Dalva Alves das Neves.


O Adauto Botelho é o único hospital do Estado para pacientes com doenças psiquiátricas e nem seria necessário outro porque a demanda é menor é há cerca de dez anos teve início o processo de desospitalização na Saúde Mental. E por isso mesmo, pelo fato de ser o único e ter uma demanda menor, deveria ser excelência em estrutura e serviços.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/54583/visualizar/