Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 21 de Março de 2012 às 10:18
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


O preço da soja no mercado interno no Estado de Mato Grosso tem subido nos últimos dias, fazendo com que o agricultor voltasse a comercializar grandes lotes nessas duas últimas semanas, informa o boletim da soja elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A alta da oleaginosa foi de até 15% em Nova Mutum e Primavera do Leste.

Conforme o Imea, o que impulsionou o valor da saca no mercado físico foi a escalada da cotação na Bolsa de Chicago (CBOT) – de 9,1% desde o começo de janeiro – e o incremento de 6% no preço do dólar.

“O impacto da elevação tanto do preço da commodity quanto do câmbi, foi a alta dos preços no mercado interno”, diz o boletim.

E o Imea prevê ainda, baseado nas estimativas de mercado, que a demanda da China, que continua aquecida, quanto as perspectivas de aumento de área de milho e trigo e, consequentemente, diminuição da área de soja, “podem influir na manutenção do valor da oleaginosa alto e até elevar um pouco mais”.

No mercado futuro, as atenções estão voltadas para o próximo dia 30, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgará o primeiro levantamento sobre as intenções de plantio dos produtores norte-americanos para 2012. “Enquanto isso, a volatilidade poderá continuar no mercado”, pontua o boletim da soja.

Porém, outra informação poderá fazer com que o preço caia em médio prazo. Estimativas do USDA revelam que o consumo chinês de soja diminuiu 0,7%. Já as importações do país asiático também reduzirão 0,9%, de acordo com o USDA.

“Como a China é a maior importadora de grãos do Brasil, chegando a 49% de participação, isso pode gerar um impacto na venda nacional e nos preços no mercado interno”, alerta o Imea.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/56141/visualizar/