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Economia
Quinta - 15 de Março de 2012 às 09:57

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Mais da metade dos mil contatos comerciais realizados durante 37ª Exposição Internacional de Alimentos e Bebidas, a Foodex Japão 2012, deve render negócios para os próximos 12 meses, chegando a US$ 14 milhões. Os dados preliminares são do setor privado que esteve presente no pavilhão brasileiro do evento na semana passada, em Tóquio, onde 2.400 expositores de 63 países receberam 75 mil visitantes.

Participaram da exposição 37 empresas nacionais que apresentaram um portfólio diversificado de produtos. Entre eles estão: processados de frango, peru e carne suína, alimentos congelados, frango in natura, pescados, café, vinhos e espumantes, cachaça, drinks prontos, sucos de fruta, palmitos, pimentas e molhos, temperos, cereais matinais, panetone, torradas, biscoitos, cookies, confeitos, chocolates, doces, massas, gelatinas, mel e própolis.

Um dos destaques do evento foi o convite recebido pelos organizadores do pavilhão brasileiro para realizar uma conferência sobre o agronegócio brasileiro aos executivos de compra do grupo AEON, uma das mais importantes redes varejistas do Japão. Os setores de carnes de frango, bovina e suína, pescados, café e produtos apícolas foram os que mais se destacaram nessa apresentação. A palestra foi ministrada pelo adido-agrícola na Embaixada do Brasil em Tóquio, Gutemberg Barone.

O espaço ofereceu ainda aos visitantes da feira uma degustação de pratos desenvolvidos por uma food stylist nipo-brasileira contratada pela organização do pavilhão. Os pratos foram elaborados respeitando o paladar do consumidor japonês à base de peixes, massas, linguiças e empanados de frango oferecidos por expositores. Para acompanhar a comida foram oferecidas bebidas do Brasil como o guaraná e a tradicional caipirinha. A moqueca de pirarucu e o karagee de frango ao molho de yusu e gengibre foram muito apreciados pelo público japonês.

A delegação brasileira participou também da ação promocional “Modelpress”, evento paralelo realizado pela organização da feira. Seguindo um formato consagrado de programas de gastronomia da televisão japonesa, jovens mulheres, nutricionistas e modelos formadoras de opinião, degustaram e avaliaram os pratos oferecidos, em conversa espontânea e informal. Os produtos servidos na degustação receberam avaliação excepcional.

Além da participação na feira, os expositores brasileiros visitaram duas lojas de importantes redes de supermercado, além da Yamada Bee Farm, líder no mercado japonês em produtos apícolas. Integrando também a agenda técnico-institucional, o pavilhão brasileiro recebeu a visita do Japan Honey Trade Fair Council, Jornal do Mel e Specialty Coffee Association of Japan (SCAJ).

O pavilhão brasileiro foi muito bem avaliado tanto pelo público, quanto pelas empresas da comitiva brasileira. A organização oficial do evento parabenizou a todos pelo projeto de arquitetura, considerado um dos mais criativos e inovadores da Feira. O estande de 367m² foi organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e Embaixada do Brasil em Tóquio.






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