Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 14 de Março de 2012 às 09:50

    Imprimir


O Produto Interno Bruto (PIB) do G20 (grupo que reúne economias mais industrializadas e países emergentes, inclusive o Brasil) avançou 2,8% em 2011, uma desaceleração em relação ao crescimento de 5% reportado em 2010. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14) pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No quarto trimestre de 2011, o PIB do grupo subiu 0,7% na comparação com o trimestre imediatamente anterior e 3,3% ante o quarto trimestre de 2010.

A OCDE diz que o PIB do G20 não mostra as diferenças do desenvolvimento econômico entre os países do grupo.

Nos Estados Unidos, o PIB cresceu 0,7% no quarto trimestre de 2011, ante alta de 0,5% do terceiro trimestre. Índia e Indonésia apresentaram forte crescimento durante o período, enquanto China apresentou desaceleração.

A economia japonesa contraiu no quarto trimestre, após a retomada apresentada no terceiro trimestre de 2011. 

O PIB da zona do euro e da União Europeia recuaram no quarto trimestre, na comparação trimestral, a primeira retração desde o segundo trimestre de 2009.

É a primeira vez que o PIB agregado do grupo é divulgado. No futuro, os dados serão anunciados pela OCDE, aproximadamente 70 dias após o trimestre de referência. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos membros Grupo Interagências sobre Estatísticas Econômicas e Financeiras do G-20, que envolve órgãos como o Fundo Monetário Internacional, OCDE, Banco de Compensações Internacionais (BIS), Banco Central Europeu (BCE), Eurostat, Organização das Nações Unidas (ONU) e Banco Mundial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/56778/visualizar/