Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 05 de Março de 2012 às 13:15
Por: FADHEL AL-BADRANI

    Imprimir


Atiradores disfarçados de policiais invadiram postos de controle e casas na região oeste do Iraque, matando pelo menos 27 integrantes das forças de segurança, afirmou a polícia, num ataque que as autoridades disseram ter "marcas" características da Al Qaeda.

 

 

Os ataques em Anbar, que já foi uma das províncias mais violentas do país, levantaram preocupações de que o braço da Al Qaeda no Iraque pode ganhar influência novamente após a retirada das tropas norte-americanas em dezembro passado.

 

A província estava quase inteiramente controlada pela Al Qaeda durante o auge da insurgência iraquiana, de 2005 a 2007, quando militantes foram derrotados por tribos locais e pelas forças norte-americanas.

 

O porta-voz do governador da província de Anbar disse que os últimos ataques tinham "marcas características da Al Qaeda".

 

Uma fonte na polícia, que estava transportando vítimas para o necrotério do hospital, disse que atiradores vestidos em uniformes da força de segurança dirigiam de um posto de controle para outro assassinando policiais em Haditha, uma cidade 190 quilômetros a noroeste de Bagdá.

 

Outra fonte policial disse que um dos veículos danificados abandonados tinha panfletos assinados por uma afiliada da Al Qaeda, o Estado Islâmico do Iraque, que ameaçava integrantes das forças de polícia iraquianas de morte se eles não abandonassem seus empregos.

 

Dentre os 27 mortos estavam um tenente-coronel e um capitão que foram arrastados de suas casas em Haditha e mortos, relataram as fontes policiais. Um toque de recolher foi imposto na cidade e as saídas foram fechadas.

 

Um atirador foi morto no ataque, segundo a fonte. Três policiais sobreviveram com ferimentos e estavam sendo tratados no hospital de Haditha.

 

Uma fonte médica do hospital confirmou que receberam 27 corpos das vítimas e que estavam tratando dos três feridos.

 

(Reportagem adicional de Aseel Kami, Suadad al-Salhy e Yara Bayoumy, em Bagdá)





Fonte: REUTERS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/57551/visualizar/