Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 01 de Março de 2012 às 10:57

    Imprimir


A Advanced Micro Devices planeja comprar a SeaMicro, uma empresa novata no Vale do Silício, por 334 milhões de dólares, para ganhar presença no segmento de servidores de baixo consumo de energia, uma área de potencial crescimento porque os serviços na Internet estão crescendo e as empresas querem economizar nas contas de luz.

 

 

A SeaMicro opera no mercado de microservidores, máquinas de peso relativamente baixo (e portanto pouco consumo de energia) que hospedam serviços de Web, entre eles streaming para múltiplas mídias.

 

A empresa pretende comercializar os servidores SeaMicro -que diz consumirem 25 por cento da energia e ocuparem 20 por cento do espaço de um servidor típico- e vê potenciais clientes em parceiros como a Hewlett-Packard, Dell e IBM.

 

"Eles têm a tecnologia. Nós temos os relacionamentos", disse John Fruehe, diretor de marketing de produtos da AMD, por telefone. "Um microservidor consome muito pouca energia. É exatamente a máquina que o mercado de computação em nuvem vem procurando", acrescentando.

 

A rápida adoção da computação em nuvem -dados e aplicativos ficam armazenados em computadores remotos e são acessados via Internet- está estimulando a demanda mundial por servidores.

 

A SeaMicro anunciou no mês passado seus primeiros servidores acionados por chips da Intel, a grande rival da AMD. Não está claro como a aquisição proposta afetaria essa parceria.

 

Os especialistas dizem que os microservidores podem se tornar populares por meio de companhias menores -tais como empresas iniciantes de Internet, que querem economizar capital e não precisam da potência bruta de processamento oferecida pelos servidores atuais. Entre os clientes da SeaMicro estão Mozilla, Skype e eHarmony.

 

Fruehe, no entanto, diz que os servidores da companhia podem ser expandidos para atender a necessidades mais pesadas.

 

A AMD pagará a aquisição com 281 milhões de dólares das reservas de caixa; a SeaMicro conta com investimentos da Khosla Ventures, Draper Fisher Jurvetson e Crosslink Capital, entre outras. A transação deve ser concluída em 30 dias e não afetará as projeções da empresa para 2012, mas influenciará o faturamento em futuros exercícios.





Fonte: REUTERS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/57929/visualizar/