Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 01 de Março de 2012 às 07:35

    Imprimir


Os empresários do setor comercial estão mais contidos em relação às perspectivas futuras em Mato Grosso e no país
Os empresários do setor comercial estão mais contidos em relação às perspectivas futuras em Mato Grosso e no país
O setor de comércio e serviços de Mato Grosso está menos otimista com as perspectivas da economia estadual e nacional neste primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado.

A informação foi divulgada ontem pelo Departamento de Pesquisas Econômicas do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT).

O estudo foi realizado em quinze municípios ouvindo 400 pessoas ligadas aos setores do comércio e de serviços.

Conforme o estudo, cerca de 80% dos entrevistados acreditam que haverá crescimento econômico no país, assim como haverá em Mato Grosso exatamente nos mesmos patamares. Outros 20% estão pessimistas em relação à economia.

No primeiro semestre de 2011, cerca de 85% acreditavam que haveria crescimento no país nos primeiros seis meses do ano, contra 15% que não acreditavam. Em relação a Mato Grosso, o otimismo era ainda maior no início de 2011, quando 86% acreditavam que haveria crescimento econômico.

De cada 100 entrevistados, 74 se disseram otimistas em relação ao mercado em que atuam, enquanto 8 se dizem pessimistas. Dezoito estão indiferentes ao cenário futuro.

Também houve queda no otimismo em relação à geração de emprego neste primeiro semestre do ano. No início de 2011, nada menos que 59% dos entrevistados acreditavam que a oferta de emprego iria aumentar no primeiro semestre. E apenas 11% apostavam numa queda. Neste ano, os otimistas são 53%. E apesar disso, também se verificou uma queda 6% no número dos que acreditavam na redução da oferta.

A pesquisa também ouviu a avaliação do setor de comércio e serviços a respeito dos governos estadual e federal. A avaliação do governo Silval Barbosa (PMDB) é boa para 25% dos entrevistados. Quatro por cento o consideram ótimo, enquanto 46% veem como regular e 25% como ruim.

Em relação ao governo federal, apenas 1% considera ótimo. A administração Dilma Rousseff (PT) é boa para 31%, regular para 51% e ruim para 16% dos entrevistados.

A Fecomércio considera importante a realização do estudo, que, alinhado com outras informações conjunturais, “é relevante para se traçar um quadro que reflete as expectativas do setor”, a fim de identificar mudanças, flutuações, preferências e tendências de mercado.

As entrevistas foram realizadas com 250 pessoas do comércio e 150 do setor de serviços, entre os dias 26 de dezembro do ano passado e 20 de janeiro. E englobam apenas Cuiabá, Várzea Grande e outros 13 dos maiores municípios do Estado.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/57961/visualizar/