Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 15 de Fevereiro de 2012 às 18:09

    Imprimir


Edivaldo de Sá/Repórter News

Parceiros envolvidos na criação de um polo de confecções que vai beneficiar municípios que estão com a economia exaurida e estagnada se reuniram novamente esta semana para definir as etapas necessárias para que o projeto seja consolidado no estado. O encontro, que foi realizado na Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, contou com participação de representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios, da Sicme, do Senai, da Casa Civil do Estado e do prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga.

O projeto do polo de confecções foi elaborado pela AMM com base na experiência de Nortelândia, onde a prefeitura viabilizou a geração de empregos para dezenas de famílias que estavam sem renda. Através da criação de cooperativas, que também compreende a atividade têxtil, o prefeito Neurilan Fraga fomentou a retomada do crescimento econômico local.

A proposta visa o aproveitamento de uma das principais culturas agrícolas e que tem perspectiva de crescimento em Mato Grosso. Segundo o Instituto Mato-grossense de Algodão, a colheita do produto deve chegar a mais de um milhão de toneladas em 2012. Apesar de todo o potencial do estado na produção, a quantidade do algodão confeccionado em Mato Grosso é de apenas 8,5%, e desse total, apenas 4% são beneficiados em tecido.

O objetivo agora é ampliar essa oportunidade para mais municípios do estado, com a criação de facções e confecções. A atribuição da primeira é fazer o fechamento e acabamento das peças, enquanto a segunda fica responsável por mais etapas no processo de produção, como aquisição de matéria-prima, designer, produção e inserção do produto no mercado.

O prefeito Neurilan Fraga disse que a proposta é que muitos municípios de Mato Grosso sejam beneficiados com a iniciativa. Além da AMM e do Governo do Estado, por meio da Sicme, estão envolvidos no projeto o Senai, para viabilizar o treinamento das costureiras, o Sebrae, para a preparação dos microempreendedores, e o Instituto Mato-grossense do Algodão, com consultoria para qualidade e diversificação dos produtos.

A Sicme propôs a realização do projeto de um Arranjo Produtivo Local – APL, que se caracteriza como um conjunto de empresas que atuam sobre uma atividade predominante. Uma das vantagens do APL é a valorização da cooperação. A próxima reunião do grupo está prevista para o final de fevereiro.

Para fomentar a economia dos municípios a AMM também investe na elaboração de projetos de agroindústrias. O projeto visa fortalecer os municípios, que muitas vezes perdem arrecadação, população e investimento por falta de incentivo. Dessa forma, a associação atua como uma parceira do Estado como promotora do desenvolvimento local, e fomentadora do crescimento econômico. 

Para demonstrar com mais propriedade o potencial econômico dos municípios a instituição elaborou um mapa para identificar o perfil econômico de cada cidade. Essa ferramenta, que baliza várias ações da AMM, está sendo amplamente utilizada para a preparação dos projetos, considerando que as agroindústrias são elaboradas a partir do potencial econômico local.

Entre os projetos de agroindústrias já elaborados estão o de abatedouro de aves, bovinos, suínos, laticínio, despolpadeira, farinheira e Casa do Mel. A meta é que essa alternativa econômica siga todas as etapas necessárias para o desenvolvimento completo da cadeia produtiva de cada atividade. A equipe também viabiliza a certificação ambiental junto aos órgãos competentes, como Indea, Vigilância Sanitária e Secretaria de Estado de Meio Ambiente.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/59330/visualizar/