Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 11 de Fevereiro de 2012 às 19:27
Por: Izabel Barrizon

    Imprimir


Segmento de óticas projeta crescimento de até 20% nas vendas com o início do ano letivo na Grande Cuiabá. A estimativa é Conselho Regional de Ótica e Optmometria de Mato Grosso (CROO/MT). O presidente, Paulo Salem, que também é proprietário de duas óticas na Capital, afirma que o incremento nas vendas se deve ao fato de muitos estudantes procurarem oftalmologistas antes do início das aulas. "Os pais costumam levar os filhos para consultas de rotina nessa época do ano".

Pensando nisso, os lojistas incrementam as prateleiras com produtos de marcas famosas, lançamentos e variedades, tudo para chamar a atenção da clientela, independentemente da idade. Hoje, os óculos não só são o meio para se enxergar melhor, como também exercem o papel de acessórios modernos e estilizados.

Para o presidente do Sindicato do Comércio de Óticas de Mato Grosso, Manoel Procópio, não só as crianças, mas também os adultos na faixa etária dos 40 anos procuram os estabelecimentos comerciais para adquirir o produto nos primeiros meses do ano. "Os acadêmicos mais velhos buscam muito as óticas nesse período, e o receituário infantil, representa 10% de aumento nas vendas nesta época do ano".

 

 

O presidente, que também é proprietário da Ótica Cristal, alerta que muitas crianças passam vários anos precisando usar óculos, o que só é percebido pelos professores que veem a dificuldade do aluno para copiar as matérias do quadro e diante da dificuldade no aprendizado e acompanhamento da turma. A vendedora da Ótica Lunette, Késia Alves, confirma que muitos adolescentes também buscam a loja com receituário para comprar óculos. "Principalmente neste mês de fevereiro as vendas têm sido significativas. Tanto crianças acompanhadas dos pais, quanto adolescentes e adultos estão adquirindo o produto que se torna indispensável para os estudos e para ter boa qualidade de vida".

História - Antes de adquirirem status de moderno e sinônimo de estilo, os óculos apenas eram essenciais para aqueles que possuíam problemas de visão, como a miopia (dificuldade para enxergar longe), hipermetropia (dificuldade para enxergar perto), presbiopia (vista cansada, comum após os 40 anos) e astigmatismo (dificuldade em enxergar linearmente).

A origem dos óculos é controversa, por isso não se pode creditar o mérito da invenção para se enxergar melhor a uma única pessoa. Ao longo da história, várias pesquisadores anônimas e outros nem tanto, como o astrônomo egípcio Ptolomeu, o monge franciscano inglês Roger Bacon e até mesmo Gutemberg, tanto no Oriente quanto no Ocidente, contribuíram para o aperfeiçoamento do instrumento visual, que chegou a ser sinônimo de intelectualidade





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/59693/visualizar/