Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 27 de Outubro de 2013 às 05:50

    Imprimir


Municípios de Mato Grosso somam 56,4% da produção de algodão nacional. Dos 20 principais municípios produtores da pluma, 12 são mato-grossenes. No entanto, o ranking é liderado por uma cidade baiana, São Desidério, que produziu 614 mil toneladas em uma área de 184,4 mil hectares. Os dados foram divulgados pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (26) e fazem referência à produção consolidada em 2012.

Conforme o relatório, Mato Grosso é o maior produtor de algodão no Brasil, somando 2,8 milhões de toneladas, quase 57% do algodão brasileiro, de 4,9 milhões de toneladas. Entre os municípios mato-grossenses, Sapezal se destaca com uma produção de 420,7 mil toneladas, seguindo de Campo Verde, com 300 mil toneladas, e Campo Novo dos Parecis, com 214 mil toneladas de algodão.

De acordo com o IBGE, os municípios de Mato Grosso que produzem algodão foram favorecidos pelo regime de chuvas. Apesar do plantio do algodão ter ocorrido com atraso em favor de culturas mais atrativas de 1ª safra, neste ano, a produção aumentou, pois o clima nas regiões produtoras foi positivo para a cotonicultura, resultando em bons rendimentos.

Porém, os preços estavam relativamente baixos no momento do plantio devido aos estoques. Com o mercado abastecido, os municípios reduziram a área de cultivo. Outro fator de influência na área de plantio são os pré-contratos neste setor, que obrigam os produtores a cultivarem o algodão, garantindo o preço estabelecido, mesmo que as condições de mercado não sejam as melhores no momento. Cabe ressaltar ainda o aumento desta cultura em perímetros irrigados neste estado, que proporcionou excelentes rendimentos.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/5984/visualizar/