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Economia
Quarta - 25 de Janeiro de 2012 às 13:08
Por: Vinícius Tavares

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Apesar dos inúmeros alertas de especialistas em finanças domésticas sobre os perigos de comprometer a renda com compras a prazo, o brasileiro sente-se muito seguro para parcelar compra de itens relacionados à alimentação e a roupas. É o que aponta a pesquisa "O Observador 2011", segundo a qual 75% dos entrevistados disseram-se “muito seguros” e “seguros” quando parcelam compras de alimentos e que 64% têm esse sentimento no consumo de roupas.

A pesquisa revelou também que a segurança fica menor quando se trata de eletrodomésticos. Os índices de segurança revelados pelo estudo foram de 43% no caso de televisores, 42% na compra de fogões e 41% no caso das geladeiras. Na aquisição de carros, apenas 23% revelaram se sentir seguros ao decidir pela compra parcelada.

Por regiões, os consumidores do Sul são os que mais se sentem seguros ao parcelar suas compras, com índices de 98% e alimentos, 88% e roupas, 66% em televisores, 65% em fogões e 64% em geladeiras. Na aquisição de carros, no entanto, o Sul é a segunda região menos confiante no parcelamento, com 22%. No Nordeste a porcentagem é de confiança é de 7% quando se trata de compra veículos, em comparação a 33% no Norte/Centro-Oeste e a 30% no Sudeste.

Em sua 6ª edição, O Observador Brasil 2011, desenvolvido pelas empresas Cetelem BGN em parceria com a IPSOS–Public Affairs, apresenta uma "radiografia" do consumidor brasileiro no ano de 2010 e a evolução em relação a 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. A partir das análises e da antecipação de tendências, a publicação tem como objetivo auxiliar o varejo brasileiro a traçar suas estratégias de negócio, baseadas na compreensão de nosso mercado.






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