Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 22 de Janeiro de 2012 às 09:29

    Imprimir


Outras pesquisas de vacina contra a dengue já foram feitas no passado, mas provocaram forte reação nos pacientes e por isso não foram consideradas seguras. Por causa disso, os cientistas recorreram à engenharia genética para colocar o material genético do vírus da dengue em outro organismo, de forma a amenizá-lo.

Como a dengue possui quatro tipos de vírus diferentes, numerados de DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4, os cientistas trabalham separadamente com cada um deles, e o resultado será uma mistura de quatro vacinas.

Segundo o chefe do programa de combate à dengue da Sanofi Pasteur, doutor Jean Lang, as pesquisas em torno desta vacina vêm sendo feita há mais de dez anos. “O desafio científico em relação a esta vacina foi escolher a abordagem certa contra os quatro sorotipos do vírus da dengue”, diz ele.

Em geral os resultados obtidos foram positivos, já que foi observada uma resposta imunológica contra os quatro sorotipos da doença após as três doses da vacina. O doutor Jean afirma que o objetivo do laboratório é desenvolver uma vacina segura e que seja acessível em todas as regiões do mundo onde a dengue é uma questão de saúde pública, além, é claro, para pessoas que viajam para essas áreas.

Além do Brasil, a última etapa dos estudos clínicas da vacina está em andamento no México, Colômbia, Honduras, Porto Rico, Peru, Filipinas, Vietnã, Cingapura, Austrália e Tailândia. (KA)




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/61308/visualizar/