Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 21 de Janeiro de 2012 às 18:45
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


     Único petista a colocar oficialmente seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, o vereador Lúdio Cabral enfrenta dura resistência e vê cada vez mais distante a possibilidade de disputar a cadeira. Acontece que os mais de 4,5 mil militantes estão divididos. O grupo Articulação de Esquerda, ligado a ex-senadora Serys Marly, defende o nome dela e/ou do empresário Mauro Mendes (PSB), enquanto que o grupo Construindo um Novo Brasil ligado a Carlos Abicalil (PT), que integra o governo Silval Barbosa (PMDB), tende a endossar o nome de Dorileo Leal (PMDB).

    Hoje o vereador, tem apoio das chamadas correntes minoritárias, que representam cerca de 20% da legenda. Como a definição final depende de um colegiado formado por 185 delegados, que serão eleitos em 15 de abril, Lúdio se articula para emplacar o maior número possível de aliados.

     A decisão acontece em 22 do mesmo mês no Encontro Municipal Tático Eleitoral. Na oportunidade, será definido se o PT terá candidato ou não. Depois disso, o partido ainda terá até 10 de junho para escolher quem será o candidato próprio ou que político de outra legenda, da base da presidente Dilma Rousseff, terá seu apoio.

    Desde o ano passado, Lúdio, que é o único petista com mandato na Capital, tem avisado que não vai disputar à reeleição. Ele tenta conquistar aliados para disputar à sucessão de Chico Galindo (PTB), mas esbarra em algumas dificuldades. Entre elas está o fato do comando da legenda no Estado está sob o grupo de Abicalil, que, por sua vez, se vê numa “saia-justa”.

    De um lado algumas lideranças como Alexandre César e o secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes, não “engolem” o nome de Dorileo devido duras críticas do Grupo Gazeta, tanto em 2004, quando Alexandre disputou, sem êxito, o comando do Palácio Alencastro, acusado de fazer caixa 2, quanto em 2010, quando Abicalil concorreu ao Senado e se viu no olho do furacão ao ser apontado como defensor do aborto. Por outro lado, eles integram a base de Silval, comandando a pasta de Educação, sob Ságuas. Ela é uma das mais importantes do staff do peemedebista.

    Já o grupo de Serys tende a encampar o projeto de Mendes. Em 2008, o empresário teve o PT em seu arco de aliança. Na época, a ex-deputada Verinha Araújo era candidata a vice do empresário. Ambos foram derrotados por Wilson Santos (PSDB), reeleito. Serys, por sua vez, também posterga a definição se vai ou não entrar na briga. De todo modo, caso o PT resolva disputar o pleito com candidatura própria, terá a missão de conquistar os cuibanos, já que nunca conseguiram emplacar nenhum prefeito em Cuiabá





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/61342/visualizar/