Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 14 de Janeiro de 2012 às 17:40
Por: TATANA FREITAS

    Imprimir


Em plena entressafra de cana-de-açúcar, o preço do álcool ao consumidor está em queda em São Paulo.

Pesquisa da Folha em postos de combustível da capital paulista mostra que o preço médio do etanol estava em R$ 1,917 ontem, retração de 2,6% ante a semana anterior.

Com esse valor e o preço médio da gasolina em R$ 2,721, o álcool empata com o combustível fóssil em termos de competitividade e pode voltar a atrair consumidores que deixaram de abastecer seus carros com etanol em busca de menor preço.

Vale a pena abastecer com álcool quando o seu preço é igual ou inferior a 70% do da gasolina. Ontem, ele estava exatamente em 70%.

Com a produção das usinas da região Centro-Sul paralisada, só há uma explicação para a redução de preço: queda na demanda.

"A venda de álcool despencou. Com a falta de consumidor, é preciso fazer promoção para vender o produto", diz José Alberto Gouveia, presidente do Sincopetro (sindicato dos postos de São Paulo).

Os dados mais atuais da ANP (Agência Nacional do Petróleo) mostram queda de 13% nas vendas de álcool no Estado de São Paulo em novembro, ante outubro.

Como o preço do álcool só subiu desde então, a retração nas vendas permaneceu nos meses seguintes.

O comércio parado levou as distribuidoras a reduzirem os preços. Segundo a ANP, o etanol caiu 4% nas distribuidoras paulistanas nas duas últimas semanas.

Mas, como a oferta deve continuar baixa até maio, quando começa a moagem da nova safra, a maior procura por álcool pode ser seguida por novas altas de preço.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/61812/visualizar/