Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 03 de Janeiro de 2014 às 10:44

    Imprimir


Uma equipe internacional de cientistas descobriu que um hormônio esteroide natural reduz a euforia causada pela substância psicoativa da maconha, em um trabalho publicado nesta quinta-feira (2) pela revista "Science".



Os pesquisadores descobriram que o hormônio pregnenolona diminui a atividade no cérebro do receptor tipo 1 de canabinoide, o que elimina o "barato" causado pelo tetrahidrocanabinol (THC), a principal substância psicoativa da maconha.


 
Esta descoberta pode levar a novos métodos de tratamento da intoxicação e da dependência de maconha e, segundo o artigo, "também permitiria que os pesquisadores isolassem as propriedades medicinais da erva, bloqueando seus efeitos sobre o comportamento".


 
Os hormônios esteroides são moduladores importantes da atividade do cérebro e do comportamento, e desempenham papéis cruciais na regulação de atividades fisiológicas como o comer, o despertar, a reprodução e o comportamento sexual, e participam da regulação da memória e dos estados de ânimo.


 
A pregnenolona é considerada como a precursora inativa de todos os hormônios esteroides e, segundo os autores, seus efeitos funcionais não foram investigados o suficiente.


 
"A administração de THC aumenta substancialmente a síntese da pregnenolona no cérebro pela ativação do receptor Tipo 1 de canabinoide", acrescentou o estudo. "A pregnenolona, então, atua como inibidor específico de sinal do receptor e reduz vários efeitos do THC".


 
"Esta reação negativa mediada pela pregnenolona revela um ciclo, que antes era desconhecido, que protege o cérebro da ativação excessiva do receptor, o que poderia abrir o caminho para o tratamento da intoxicação e da dependência de maconha", sustentou o artigo.




Fonte: Da EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/620/visualizar/