Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 09 de Janeiro de 2012 às 20:43
Por: Sílvio Guedes Crespo,

    Imprimir


A alta de 10% do dólar frente ao real acumulada nos últimos quatro meses não teve efeito na inflação - ainda. Enquanto o índice oficial de inflação (IPCA) subiu 6,5% no ano passado, muitos produtos importados ou com componentes estrangeiros , como computadores, televisores e máquinas fotográficas, ficaram até mais baratos.

Na avaliação do economista André Braz, da Fundação Getulio Vargas, ainda não deu tempo de o mercado repassar ao consumidor a variação do câmbio. Ele explica que isso acontece apenas quando a cotação se fixa em um novo patamar durante mais de três meses. No final do ano passado, contudo, o dólar oscilou muito e não apresentou uma tendência definida.

No início de 2012, a crise na Europa e a recuperação da economia americana ainda geram incertezas. Nesse cenário, a Tendências Consultoria Integrada avalia que o dólar permanecerá no patamar de R$ 1,80 "nos próximos dois ou três meses".

O economista da FGV avalia que a moeda americana poderá contaminar os preços de importados já no começo desse ano. Para ele, esse repasse seria evitado "se, de hoje para amanhã, melhorasse a confiança na Europa", o que é pouco provável.

"Gradualmente, computadores e celulares podem ter descontos cada vez menores, ou mesmo ficarem mais caros", afirma o economista.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/62433/visualizar/