Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 29 de Dezembro de 2011 às 09:08

    Imprimir


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a Licença Ambiental de Instalação para continuidade das obras do Projeto de Expansão da Malha Norte em Mato Grosso. São 78 km (segmento III) de ferrovia, interligando os municípios de Itiquira e Rondonópolis. As obras neste trecho serão iniciadas em janeiro de 2012. No final desse trecho, será implantado o Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR).

Integrando a Malha Norte da ALL, o trecho ferroviário faz parte do Projeto Rondonópolis, que vai ampliar em 260 quilômetros a malha ferroviária da empresa no Estado, e soma investimentos no montante de R$ 750 milhões. "Hoje estamos com a obra 100% liberada para sua execução, inclusive o CIR", disse o gerente de Projetos de Infraestrutura, Thiago Fiori.

Fiori destaca que a companhia já vinha tomando medidas enquanto aguardava a emissão da Licença Ambiental de Instalação. "Mobilizamos equipamentos adicionais que estão disponíveis na obra desde o inicio do mês, aguardando justamente essa liberação do Ibama. Em 2012, teremos o período mais intenso de obras, onde estaremos construindo toda a infraestrutura e superestrutura desse novo trecho, além de seis pontes simultaneamente, uma passagem junto a BR 163 e outras obras de menor porte", adiantou o gerente, através da assessoria de imprensa.

Com a emissão da licença, a previsão é que o trecho e o terminal sejam concluídos no segundo semestre de 2012. As obras do Projeto Expansão Malha Norte estão avançadas e seguem em ritmo acelerado em toda sua extensão. Atualmente, a companhia concentra suas obras no município de Itiquira, que abriga o terceiro terminal da ALL no Estado - os outros dois estão em Alto Taquari e Alto Araguaia.

A exemplo do que ocorre no trecho entre Alto Araguaia e Itiquira, a companhia desenvolverá programas de acompanhamento ambiental no novo trecho licenciado. Renata ressalta que para a concretização de alguns destes programas foram criadas parcerias com Prefeituras e Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, além de Universidades: "Os programas desse empreendimento foram desenvolvidos como ferramentas para a estruturação de ações e responsabilidades para que as medidas propostas pela ALL sejam implantadas de forma efetiva e tenham um acompanhamento focado na minimização de impactos ambientais e na potencialização dos benefícios associados ao empreendimento", explicou.

O Projeto Rondonópolis começou a ser construído em julho de 2009. No trecho até Itiquira, concluído recentemente, a companhia realizou duas obras especiais. A primeira delas foi uma ponte com 120 metros de extensão no km 74. Outra foi um viaduto com 380 metros de extensão, sustentado por 12 pilares, no km 84. Desde o início a obra possui inúmeras fases por todo o seu perímetro, envolvendo infraestrutura e superestrutura. Atualmente, a companhia executa obras após o Terminal de Itiquira. Outra obra especial faz parte do trajeto. Trata-se de uma ponte de 205 metros de extensão e com sete vãos de 29 metros cada sobre o Rio Itiquira.

O Complexo Intermodal de Rondonópolis -empreendimento da ALL com investimentos de R$ 750 milhões- será o maior do Brasil. Em 230 mil metros quadrados haverá um centro comercial, pátio para estacionamento de caminhões e um posto de abastecimento. Está prevista a construção de um Shopping Center para atender tanto caminhoneiros como a população da região de Rondonópolis, além de contar com lojas comerciais e de serviços (bancos, farmácias, mercados, chaveiros, copiadoras), praça de alimentação, setor de serviços públicos e um hotel com 100 quartos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/63764/visualizar/